Faz tempo que não adiciono algo ao blog. O tempo tem sido muito curto, mas, tenho, lentamente, feito algumas montagens.
Agora estou ainda na fase de terminar as ligações e acomodações de itens no painel da XT. é complicado pois não quero alterar a estética da moto e, espaço, é algo que não tenho.
A carenagem é muito apertada e pequena. Quero acomodar o manômetro e o conta-giros (em barra de LED, que comprei), no painel. Mas como?
Surgiu uma ideia, um pouco complexa mas, aparentemente viável. Tenho alguns colegas que trabalham comigo, que tem uma impressora que imprime em 3D.
Olhando a foto abaixo, é possível ver que o painel da XT600E, modelo 3TB, só tem o velocímetro e um indicador com quatro lampadas. estes ocupam praticamente todo o espaço que tenho, ou seja, impossível incorporar dois mostradores neste espaço.
Posicionamento original de itens no painel.
E o que gostaria de adicionar são estes dois mostradores, conforme imagem a seguir:
Mostradores de pressão e conta-giros.
Uma possibilidade que pude imaginar foi a de redesenhar o suporte do velocimetro, deslocando-o ligeiramente para esquerda e aproximando do guidão e, substituir a caixa com as quatro luzes indicadoras por uma caixa com os mostradores e luzes, estas, substituindo o sistema por lampadas por LEDs.
Para fazer isto, o primeiro passo foi redesenhar este suporte em 3D. É um tanto complicado. Primeiro porque é dificil transferir as medidas e espaços que tenho entre a carenagem e a chave de ignição para o desenho (grande margem de erro...), segundo porque fazem alguns anos que não desenho em 3D...
A imagem do 3D ficou conforme abaixo.
O novo conjunto será composto de três peças distintas, a carcaça, a mascara e uma tampa. A imagem deste conjunto montado ficará como abaixo:
Conjunto montado - imagem 3D
Após o desenho em 3D, é preciso converter o arquivo para a extensão .stl (é o que as impressoras em 3D conseguem ler). E após isto, com o software da impressora e manipulador de .stl, identificar qual a melhor posição para a impressão. O problema para a impressão é minimizar "pontes", ou seja, superfícies que serão impressas e não estão acomodadas sobre a placa de impressão da impressora. para estes casos, é ciado uma sequencia de "suportes" que sustentam estas superfícies durante a impressão e que serão retiradas depois da peça impressa.
Estes suportes consomem material e tempo, ou seja, quanto melhor posicionado as peças a serem impressas, menor o custo.
O primeiro estudo, para a carcaça, ficou assim:
Carcaça com suportes
Carcaça sem tantos suportes
Agora é esperar para ver qual o melhor jeito de imprimir estas peças e montar...
Enquanto isto, vou terminando os conectores dos cabos que vem dos sensores para poder interligar tudo, quando estiver montando e que facilitará desmontagens para manutenção. É um serviço que tem que ser feito com muita atenção e paciência...
Montagem de plugs e terminais...