Tenho um sonho antigo ha algum tempo, e agora, decidi que vou realizá-lo.
Sempre quis fazer uma bela e longa viagem por Países estrangeiros e na forma de uma grande aventura. Quero ver um povo diferente, seus costumes, seu jeito de viver.
Porém, para ser uma bela aventura, gostaria de fazer esta viagem de motocicleta. É mais lento e com contato maior e por isto, escolhi este meio.
Na verdade, há muito anos atras, quando eu ainda estudava no curso técnico em São José dos Campos e juntamente com mais dois amigos, já havíamos planejado algo assim...
Mas, mais um detalhe: - não uma motocicleta qualquer! Uma que conheceria de ponta-a-ponta.
A minha ideia foi a de comprar uma já surrada pelo tempo e reformá-la inteira. Nada de motocicleta cheirando a nova, do tipo "top de linha".
Tinha que ser uma bem robusta, extremamente confiável, que marcou a sua época. Tinha que ser boa em todos os tipos de solo, se comportar bem em asfalto e terra. E um pouco de conforto não faz mal a ninguém, ou seja, bons freios, boa potência e uma ótima suspensão.
Quando digo reformar quero dizer "meter a mão na graxa", fazer a reforma, não enfiar a motocicleta em uma oficina mecânica e pagar. Para isto é preciso também que as peças sejam razoavelmente "acháveis", já que não tenho torno, fresadora, retifica...
Quem me conhece sabe de algumas "vitimas" que passaram pelas minhas mãos, destacando-se duas, uma Jawa 250 e um SP2... coitados... então, não seria a primeira vez.
Este blog vai servir para documentar tudo o que for feito na reforma desta "pobre motocicleta". E depois, reportar tudo da tal viagem. Desta forma quero documentar tudo, os acertos e erros, ajudando assim, quem tiver o mesmo tipo de sonho.
Bom, esta é a ideia... veremos como isto tudo fica nos próximos capítulos...
Só mais um detalhe: - um dos amigos, lá do passado, do técnico, que também compartilhou parte deste sonho e que cito acima é um dos que irão fazer esta viagem comigo. Passamos cerca de 25 anos sem nos encontrarmos ou trocarmos informações...
Olá Martin
ResponderExcluirSó hoje encontrei o seu Blog e o seu excelente trabalho...
Andava pelo You Tube procurando vídeos sobre a XT600 e encontrei o link do seu Blog, no seu 1º video...
Achei fantástico a base do seu projecto...
Vou continua a ler o seu blog... mas queria começar por me apresentar e agradecer a sua informação postada em relação à XT600E
Abraço de Portugal
Edgar
Olá,
ResponderExcluirMuito obrigado pelo seu comentário. E espero que tenha gostado do resto das postagens... e dos videos no YOUTUBE...
Gosto de compartilhar boas experiencias e conhecimentos, espero que eu esteja correto...
Olá novamente...
ResponderExcluirAinda estou começando a ler...
e temos muitos aspectos pessoais comuns... como o gosto pelo modelo XT600Z Ténéré... e por gostarmos de meter as mãos ao trabalho...
A minha XT600E é uma 4MW com 56.000 kms verdadeiros (porque comprei ela com zero km)
Pretendo manter-la sempre em bom estado, e espero com a sua informação e relatos no seu blog aprender algo de muito bom para o futuro da minha XT600E...
Por agradeço a pessoas como você... expor e partilhar esta informação...
Eu também estou fazendo o mesmo com a minha XT
http://vadiodaxt.blogspot.com/2011/02/0-km-33568-km.html
mas o seu blog está muitos kms à frente ;)
ABR
Edgar
Você está colocando suas experiências também em blog ou no Youtube?
ResponderExcluirQue esta motocicleta vale o empenho e o cuidado, isto eu não tenho duvida... Tem alguns "errinhos" de projeto mas, fácil de arrumar e nenhum compromete o resultado final. Vamos trocando informações!
Olá Martin
ResponderExcluirTenho tudo nesse blog (Vadio da XT Blogspot)
e algumas coisas no you tube... mas poucas...
Também é possível ver as viagens que tenho feito com a XT...
Basicamente esse blog é um diário da sua manutenção, custos, extras que eu fiz, e "aventuras" que tenho com a minha XT600...
Faz uma pequena visita ao
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Tem muita coisa sobre a minha mota e com é utilizada por mim...
ABR
PS: e claro que vamos trocar muitas informações... será um prazer...