segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Desmontado o motor

Enfim, começou a parte realmente séria da reforma: - o motor.

Primeiro, desmontei a parte superior do motor e fiz uma analise de qual estado se encontra. Com isto é possível já se imaginar o que irei gastar e quanto tempo irei necessitar para terminar a reforma da motocicleta.

Bom, vamos lá. A apresentação no Youtube que mostra o processo de desmontagem das tampas laterais do motor, da tampa e cabeçote, do cilindro, do pistão e, resultado das medições destes últimos está no link http://youtu.be/u02aXPrHHGM.

Os resultados das medições são:

  • Folga recomendada entre saia do pistão e cilindro entre 0,045 e 0,065 mm;
  • Folga encontrada (95,050 - 94,960 mm)= 0,090 mm. 
Imagem do pistão com os anéis
  • Folga "entre pontas" dos anéis de fogo (pressão) recomendada de 0,30 a 0,45 mm;
  • Folga encontrada de de 0,7 mm.
  • Folga "entre pontas" dos anéis de óleo recomendada de 0,20 a 070 mm;
  • Folga encontrada de 1,0 mm.
Imagem mostrando "entre pontas" dos anéis.

Analisando os resultados acima indicados, a folga entre "pistão / cilindro" e a folga "entre pontas" dos anéis estão acima do especificado, o que inviabiliza uma simples montagem sem o processo de retífica e troca do pistão com seus anéis.
Além disto, pode ser visto, no cilindro, riscos profundos a meia altura do curso do pistão, que parece ter sido ocasionado por engripamento. Estes também provocam grande perda de potência além de queima de óleo.

Imagem mostrando "riscos" no cilindro.

Estou levantando o custo de "pistão YAMAHA + kit de anéis e pino" na sobre-medida de 95,5 mm, mas, os preços estão me mostrando ser mais viável a compra do mesmo tipo de "kit", porém, da WISECO. 
Este "kit" é formado por pistão forjado em alumínio (o original é fundido) que representa material superior, muito mais resistente a esforços e desgaste. E, ao invés de pistão com pequena "sobre-medida" (95,5 mm, que é a primeira sobre-medida para este motor), o melhor a comprar seria o "big bore" com 98,0 mm de diâmetro, o que aumenta o volume do motor de 600 cc para 635 cc, além de elevar a taxa de compressão para 10,1:1 (a original é de ~8,5:1).
A cilindro aceita esta usinagem, sem maiores problemas. Com isto, o motor ficará um pouco mais potente ou econômico, dependendo do jeito de se pilotar e, mais barato do que comprar o original aqui no Brasil. Só que a compra tem que ser via Ebay, por exemplo, nos USA... 
Estou estudando...

13 comentários:

  1. Olá Martin
    Gostaria de lhe fazer uma pergunta...
    Vi no seu video que o esticador da corrente estava na ultima posição (20), e que a sua XT tem 88mil km!!
    Recentemente tirei o da minha XT com 52 mil km e estava na 8ª posição...
    A minha pergunta é... tendo em consideração que o motor com zero km o esticador começa na 4ª posição... não será possível que a sua XT tenha 188 mil km ???

    OBR

    Edgar

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  2. Não conheço a procedência da minha XT e como foi tratada. Não acredito que tenha 188 mil km, mas, tem muita coisa muito "judiada" e gasta, o que também parece ser mais de 88 mil km de uso...
    O motor mostrou desgaste no limite para retifica, ainda rodaria mais de 50 mil.
    Eu acho que ela rodou mais do que os 88 mil e foi um pouco maltratada, inclusive, deve ter travado. A bomba de óleo e os riscos do cilindro mostram uma vida "sofrida"...

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  3. Quando comprei esta moto o principal motivo era o de ter um veículo para arrumar. Sendo uma moto, melhor ainda pois, depois de arrumar, poderia passear. Então, já planejava desmontá-la e refazê-la. Se estivesse funcionando seria mais seguro pois daria para saber que grandes problemas, ela não tinha. Hoje falo que, a menos dos freios, o restante daria para rodar mais um tanto. Se bem que a bomba de óleo iria acabar com a alegria logo logo...

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  4. Martin,
    Tenho visto muitos posts seus sobre a XT600 de excelente qualidade técnica. Parabéns.
    Comprei uma XT600 (2002) e estou reformando ela aos poucos, agora acho que vou ter que fazer o motor porque está com fuligem amida e bebendo muito óleo.
    Voce tem alguma recomendação tipo, onde e como fazer.
    Obrigado.
    Marcio

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    1. Peças procure na net. E originais. Agora, retifica e mecânica fiz em casa. .. Não sei quem é bom....

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    2. Peças procure na net. E originais. Agora, retifica e mecânica fiz em casa. .. Não sei quem é bom....

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    1. Vai depender do que precisa fazer. Acredito que varia entre mil e uns 3 mil, nos casos normais.

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  6. quanto que custa pra fazer toda a reforma do motor

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  7. quanto que casto para fazer o motor todo

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    1. Vai depender do que precisa fazer. Acredito que varia entre mil e uns 3 mil, nos casos normais.

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  8. Ola, toda vez que eu troco o oleo da minha, eu abro o suspiro da tampa do filtro de óleo pra sair o ar, e o oleo demora muito à escorrer, e quando escorre é muito lento, me parece que a bomba de óleo não ta com a pressão devida, mas além disso ela baixa muito oleo, 900ml a 1000ml aprox. A cada 3 mil km, Mas eu sempre completo a cada 500km, mas não percebi perda de potencia, ela ainda chega a 160km/h e tem bom tork, to na duvida se levo no mecânico ou continuo assim

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