quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Montagem embreagem e tampa lado esquerdo e alguns problemas sérios - correção

Bom, quem acompanhou até aqui deve ter estranhado o tempo que está demorando para novas postagens.

Tive alguns problemas (correrias...) que fizeram com que a reforma ficasse para o segundo plano. E, apesar disto, ainda bem que o ritmo foi lento. Graças a esta parada e perguntas feitas por pessoas que estão seguindo este blog, descobri que fiz um grande erro na especificação dos rolamentos.

O resultado foi que tive que desmontar todo o motor de novo. Alias, desmontei o motor praticamente inteiro em aproximadamente 2 horas...

Só resumindo, os rolamentos que vão na carcaça esquerda do motor, que suportam as árvores (eixos) do câmbio, devem ter no lado mais à esquerda, uma vedação. Esta vedação impede que o óleo, bombeado no circuito de retorno, atravesse estes e retorne para o cárter. Se isto ocorrer, dois grandes problemas surgirão:
- A bomba de óleo de retorno não dará conta de mandar óleo para o cárter externo (no caso da XT E, localizado no quadro) e faltará óleo para a bomba de óleo circuito de lubrificação, o que irá danificar o motor;
- As árvores (eixos) do câmbio não receberão lubrificação interna o que poderá engripar as engrenagens que giram sobre esta. A embreagem também não receberá lubrificação "por dentro", o que também a danificará.

Fiz as correções nas postagens anteriores explicando com mais detalhes sobre "o que" e o "porque" desta necessidade, corrigindo para quem vem acompanhando esta montagem (postagens sobre "rolamentos" e as sobre "circuito de lubrificação"). Peço desculpas aos que seguem este blog e agradeço aos que, de alguma forma, me alertaram sobre este problema. Errando é que se aprende...

Antes de descobrir este grande erro, fiz a montagem da embreagem e tampa do lado direito do cárter. Ela está no vídeo logo a seguir. O processo de desmontagem atual e remontagem não irei fazer um vídeo para não ser repetitivo e continuarei a mostrar esta reforma, a partir do cárter esquerdo fechado. Porém, a montagem destes dois rolamentos eu mostrarei mais a frente, quando a fizer.

Sobre a montagem da embreagem e tampa lateral direita, vejam o vídeo a seguir:


Em breve postarei sobre o cabeçote e válvulas...

9 comentários:

  1. Começou o Ano bem, eu estava ancioso pelo retorno, parabéns pelo novo vídeo. to esperando muito a perte do cabeçote, não sei se vc se lembra de mim mas a minha xt foi uma que foi feito o motor e logo depois o prisioreiros se soltaram, foi refeito, foram colocados os prisioneiros originais, mas ela passou a fumar de manha, então o cabeçote foi refeito e cotinuou, ai eu mesmo desmontei e consegui identificar que o prisioneiro era uns 3 milímetros maior, então eu cortei e funcionou mais ou menos um 3000 km voltou a fumar, os prisioneiros estavam frouxos, então eu retirei e coloquei muita cola, e apertei novamente, já rodeis uns 1000, um dia de manha quando funcionou, fumou muito, depois parou, continuo rodando, estou esperando para ver até onde vai aguentar. esse afrouxamento pode ter ocorrido por que as roscas dos prisioneiro não são as originais ?

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    1. é, já faz tempo...
      Qual prisioneiro está soltando? Cilindro - carcaça ou cilindro - cabeçote?
      Esquisito o que está acontecendo com o teu motor. Dá a impressão que a rosca aonde o prisioneiro é fixado está sedendo (espanando). A liga de alumínio tem destas coisas... Se for este o caso, aconselho você a colocar insertos (tipo "helicoil") nas roscas. A vantagem é que, como estes insertos tem o diametro externo maior do que o prisioneiro original, a força fica distribuída por uma maior área. Existe inclusive insertos que são como "buchas" (não como "mola") e devem ser melhores ainda.
      Outra coisa esquisita é mencionar que o prisioneiro era uns 3 mm maior... Se for os que prendem o cilindro na carcaça, reparou que existe uma arruela de aço em baixo das porcas?
      E o torque que deu? Estava correto?

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  2. Martin, ta demorando bastante em atualizar o blog, vamos ser mais dinâmicos..! rs

    Acabei que adquiri um XT 225 ano 2004, com salário de estagiário, nada muito melhor que isso, a XT 600 fica para depois de formado!

    Tenho reparado que a moto aquece bastante, e alguns donos se queixam, em alguns casos, a danos no motor devido ao consumo de óleo. Gostaria de saber, se da para adaptar o radiador da LANDER 250 sem que ocorra problemas, como a baixa pressão do óleo, falta de lubrificação no cabeçote.

    O que você me diz sobre isso, se é viável essa adaptação, e quais cuidados devo tomar?

    grato

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    1. é a preguiça... Já estou com as peças para remontar o motor, falta tempo e disposição....
      Quanto ao radiador, não sei como é o circuito de lubrificação da XT 225. Ela tem cárter seco como a XT 600 tem? Se sim, é fácil. Caso contrário, fica mais complicado....

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  3. Não tenha preguiça, porque um trabalho desses é uma higiene mental, fora o orgulho de ver a moto pronta com ótimo funcionamento, será muito gratificante!

    A XT 225 é uma moto fantástica, muito leve, e veloz, gostei mais dela do que a LANDER e TENERE 250 e que meu pai teve. Ela tem uns pontos fracos que estou sanando com tempo, como tensor problemático, carburador, estator, e outras coisas...

    Sobre o carter, ele é úmido, tem como adaptar, se sim, como procedo?? Faça se possível um mini-tutorial, grato.

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  4. Bom dia,Martin!Meus parabens pelo restauro tão minucioso,sou um APAIXONADO pelo motociclismo,e fico muito feliz,por publicar as etapas deste serviço na SAUDOSA XT600 ,grande abraço e até+

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    1. O prazer é meu em compartilhar. Também gosto muito de tudo que tem motor e anda... especialmente motocicletas.

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  5. Qual o número do rolamento de embreagem o pequeno da xt600

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    1. Tem um dos posts que comento isso:
      VIRABREQUIM - 93306-30702 - 6307 C3
      VIRABREQUIM - não identificado - 6307 C3
      BALANCEIRO - 93306-30525 - 6305 Z C3
      BALANCEIRO - 93306-30541 - 6305 C3
      ARRANQUE - 93306-20006 - 6200 2RS C3
      TRANSMISSÃO - 93306-30540 - 6305 NR C3
      TRANSMISSÃO - 93306-00431 - 6004 RS1 (ou RD) C3
      TRANSMISSÃO - 93306-30535 - 6305 RS1 (ou RD) C3
      TRANSMISSÃO - 93306-00426 - 6004 C3
      TRAMBULADOR - 93316-00503 - 16005 C3

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