sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Mais peças chegaram

Após uns 45 dias, as peças a serem utilizadas na parte central do motor e que permitirão que eu execute esta montagem, fechando as duas carcaças centrais, chegaram.

Estas peças foram compradas dos EUA e da mesma loja que comprei o pistão WISECO, a ATV Unlimited. Desta vez usei o "Express Mail" e realmente foi mais rápido demorando menos da metade do tempo. Mas, o preço também foi mais alto, quase 4 vezes do correio normal... e ainda tive que pagar imposto de importação, o que não ocorreu da vez anterior...

Mas, mesmo assim, ficou mais barato do que comprar estas peças aqui, das "autorizadas". Neste pacote, a diferença foi um pouco maior do que 20%, levando-se em consideração todos os custos (incluídos). O "transporte" pesou bastante, ou seja, se eu tivesse escolhido o método normal, esta diferença seria superior a 30%... mas teria, provavelmente, demorado mais de 90 dias...

Sobre as peças, vieram as que serão utilizadas na reforma do virabrequim (biela, rolamento e pino)


e os dois rolamentos já estão comigo e serão SKF C3.

Vieram também as engrenagens da 5ª marcha, eixo do pedal de troca de marcha, alguns pinos, juntas e retentores, somente peças que se localizam entre as duas carcaças centrais do motor.


Todos estes componentes são "originais" pois são relativamente críticos caso falhem. A exceção é a utilização de rolamentos SKF nas pontas do virabrequim, que, pelo que sei, são melhores que os originais. E muito mais baratos!

O próximo passo será o de levar o virabrequim para reforma (troca de peças, montagem e alinhamento) e aproveitar e levar o cilindro para "jateamento" externo e retifica, preparando-o para o pistão WISECO. estes serviços serão feitos provavelmente no mesmo local. 


O meu atual desafio é o de escolher qual empresa de retifica irei usar. Aqui em Mogi das Cruzes tem uma retifica especializada em motocicletas. Mas, como não sei o estado das máquinas desta oficina e como irei usar um pistão especial, preciso que a qualidade deste serviço seja "ótima" (conicidade e perpendicularidade da retifica do cilindro tem que ser excelente e alinhamento da montagem do virabrequim também). Esta oficina também nunca montou motores com o pistão WISECO (e que tem suas peculiaridades), então, preferindo não arriscar, devo utilizar alguma oficina na General Osório. Estou escolhendo qual...

Logo após estes serviços ficarem prontos, vou iniciar (finalmente) a montagem do motor que, logicamente, postarei aqui e farei o "passo-a-passo" no Youtube mostrando todo o processo. 

E também, em breve, irei disparar a lista de compras das peças de uma das laterais do motor. Provavelmente a do lado direito (o lado da embreagem e bomba de óleo)... Vamos ver...

3 comentários:

  1. Boa noite, estou ancioso para ver a montagem do cilindro,não esqueça de gravar toda a montagem, bem que vc poderia ter uma gopro. Acho que não se lembra mas eu havia perguntado sobre a montagem de um pistão KMP premium, eu fiz a retifica(o mecânico), o motor parece que ficou bom com esse pistão, ele agora foi para um milimetro, como não entendo muito, só achei estranho que quando ligo a moto de manhã, não sair fumaça, mas o cheiro e bem forte por alguns minutos, foram trocados todos os retentores das válvulas e tal, acha que isso e normal ou o serviço de retífica foi mal feita, ou seria os retentores de válvula?

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    1. Me lembro sim. E pode deixar, vou gravar sim. Na verdade, não montei o cárter central ainda por não achar uma ferramenta (a de montar o virabrequim no cárter). E, logo que fizer esta montagem, vem a do cilindro...
      Quanto ao cheiro, pode ser as peças se assentando, principalmente anéis e cilindro. Os raspadores de válvulas não deveriam provocar isto, já criariam fumaça branca se tivessem problemas.
      Quantos kms já rodou? Que óleo está usando? Abriu a parte de baixo do motor, trocando retentores e rolamentos? Mexeu nos carburadores?

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  2. Boa tarde,
    Onde encontro peças para cabeçote da XT 600 3TB ano 1994?
    A peça é "CAP.TENSIONER CASE"

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