sexta-feira, 17 de junho de 2011

A fase "duplamente" dolorosa: -a desmontagem

Porque duplamente dolorosa? Simples:
- Em primeiro lugar, após anos sem ter uma motocicleta (se é que posso chamar de motocicleta as que tive), comprar uma e logo de cara, desmontá-la, ou seja, não poder andar... é uma tortura!
- Em segundo, apesar de já ter "arrumado" outras "máquinas", sempre existe aquela duvida se ela vai ficar melhor do que estava ou se pelo menos vai voltar a andar...
Bom, eu espero que sim!
Bom, a desmontagem é algo relativamente simples. Não vou entrar em detalhes muito profundos. Para facilitar e mostras o processo, fiz uma apresentação que está no YOUTUBE ( http://youtu.be/x9MDdHr6fIM   ).
Além desta apresentação, vou listar as principais encrencas que encontrei neste processo e quais serão os próximos passos que farei.
Encrencas:
- Pedal de marcha está com "pontos de solda" fixando-o ao eixo. É um problema de pequeno porte e muito comum, mas, indica que vou ter que fazer algo nesta junção...
- Silencioso (escapamento) não adequado ao quadro (chassis) da motocicleta. Apesar deste ser de uma XT 600, não é da modelo 3TB. Na 3TB, o silencioso é parte da estrutura da motocicleta, "fechando" o quadro e distribuindo as "forças" pelo pontos corretos deste. é um problema grave (rodar com o silencioso incorreto) porque pode danificar o quadro, mas, de fácil solução: Ou coloco o silencioso correto ou faço um reforço para colocar no lugar (aí, tanto o problema como as soluções vieram do site do Clube da XT600... e seus usuários)
Próximos passos:
- Reforma e modificação (modernização) das suspensões dianteira e traseira. Já os mandei para empresa especializada (Pró-Racing) e estes vão ser modificados de tal forma a se adaptarem melhor ao uso que quero dar. Está aí um serviço que é muito ruim fazermos "nós mesmos".
- Decidir pelo tipo de acabamento superficial que vou dar nas peças com aspecto metálico, normalmente em alumínio. Os possíveis e que estão em pauta, até o momento, são: - pintura, anodização (alumínio) e aplicação de Níquel químico, este ultimo, aparentemente mais bonito e resistente.
- Limpar todas as peças (fora o motor, que ainda está montado), para acabamento e restaurar antes, suas falhas...
- Descobrir empresa de pintura industrial na região. Ainda estou em duvida quanto a eletrostática a pó ou Epóxi. A ultima é melhor, mas, mais difícil de encontrar onde fazer...
- Desmontar rodas (raias)....
e assim por diante...

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