terça-feira, 18 de outubro de 2011

Avaliando o estado das peças e elaborando lista de compra do motor

Aqui vou colocar somente os pontos mais importantes e algumas conclusões sobre a "vida anterior" deste motor. Em tópico anterior já havia citado sobre a necessidade da retifica do cilindro e virabrequim, com substituição de pistão, anéis, rolamentos, entre outras. Mas, o que mais vai ser necessário? Bom, vamos lá:
- Bomba de óleo: Este motor é um pouco diferente dos motores normais, ele não guarda óleo dentro do seu carter e sim em um tanque externo, localizado no quadro. A finalidade disto é reduzir o centro de gravidade do motor e refrigerar o óleo, bem, isto normalmente. E neste caso, a bomba de óleo não é uma unica e sim duas dentro de um corpo único. Uma "puxa" óleo do reservatório externo e pressuriza o circuito interno do motor, lubrificando todas as partes necessárias, como ocorrem nos outros motores. A segunda "puxa" o óleo que cai no fundo do motor, proveniente do circuito que a primeira pressurizou e manda este para o reservatório externo.
A surpresa foi ver o estado das bombas, principalmente a que manda óleo para o reservatório. O rotor interno e externo estão muito desgastados, em ambas as bombas existem muitos riscos. E tudo isto causado por limalhas.

Bomba... (as duas em uma)


Como ela é, desmontada (as duas)


Estrago do rotor com limalhas vindas do motor


Este motor tem filtro de óleo, mas, somente o óleo que vai para o comando e para o virabrequim são filtrados. E não tem nada magnético para reter limalhas, como um bujão, peça simples que é usada em automóveis antigos. E, engrenagens com rolamentos, na mesma caixa, sem este tipo de peça, é um erro. Sei que os "engenheiros da YAMAHA" tem muito mais experiencia do que eu em projetos de motor, mas, isto mostra um "escorregão"...

Já o virabrequim, por exemplo, com 88 mil encontra-se dentro da faixa de "peça nova" ou boa. Justamente por causa do filtro de óleo "em série" com o circuito.

Outra coisa esquisita neste projeto e a ausência de um "pressostato" ou manômetro no circuito de lubrificação. Falta a tal luzinha no painel que indica falha de pressão de óleo. Somado com a falta de filtro na bomba de óleo que manda óleo para o tanque no quadro e ao acionamento desta feito per engrenagens de plástico... sei não... isto explica o travamento de motores deste tipo, sem aviso algum. Vou colocar pelo menos um pressostato no circuito de lubrificação... e vou colocar um "imã", ou nos bujões, ou em algum lugar dentro do motor, longe da aspiração da bomba para evitar que a mesma "triture" limalhas e seu rotor.

Por ultimo, algumas peças que gostaria de trocar e são relativamente baratas, não vou poder. O motivo é simples, a YAMAHA só vende estas quando montadas com outras, na forma de um conjunto e este, muito caro. Os casos mais gritantes são:
- Rolamento do virabrequim do lado esquerdo, junto a engrenagem de acionamento do comando de válvula e a engrenagem. Neste caso, só vendem o lado esquerdo completo, com eixo, discão e estas peças. No caso de rolamentos, toda vez que desmontei algum conjunto mecânico para reforma, sempre os troquei, visto que qualquer sujeirinha ou baque pode afetá-los e são muito frágeis quando ocorre um destes problemas. Já no caso da engrenagem, vou ter que trocar a corrente de acionamento do comando de válvula e o correto e trocar as engrenagens junto, como se fosse um único conjunto. Nesta reforma, vou manter o rolamento e a engrenagem originais e vou trocar a corrente e o outro rolamento (do outro lado), já que o virabrequim encontra-se em bom estado.
- Sede da embreagem. Junto, neste conjunto, alem da sede propriamente dita, tem engrenagens de acionamento e da partida manual, engrenagem de acionamento da bomba de óleo, molas, mancal, etc. Nesta moto, a sede tem um dos dedos quebrado, e a engrenagem da bomba de óleo, de material "plastico" também deveria ser trocada. Só que não são vendidas em separado, ou seja, ou troco todo o conjunto ou nada... Estou tentando fazer o enchimento do "dedo quebrado" com solda, se ficar bom, vou usar o conjunto velho e original, senão, vou gastar uma fortuna... E, para se ter uma ideia, a maior e provável peça mais cara do conjunto e um engrenagem de grande tamanho que é usada para a partida manual (pelo pedal). Nesta motocicleta não tem pedal de partida, ou seja, a engrenagem está lá mas nunca foi usada, tem ainda as marcas de usinagem...

Tirando estas "falhas", o motor é realmente um exagero de forte. Realmente foi concebido para enfrentar o deserto e com confiabilidade.

Como avaliação deste motor (desta motocicleta), os antigos donos tinham o costume de usar a 5ª marcha em baixo giro e grande torque, o que danificou o par de engrenagem desta marcha, gerando limalhas que danificaram a bomba de óleo e muito provavelmente criaram os riscos no cilindro. Tirando isto, o motor foi muito bem tratado. Ainda bem...

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