quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Cotando e comprando peças

Bom, hoje fechei a compra dos rolamentos do tipo "standard". Neste motor, devido às impurezas (limalhas provenientes da caixa de marcha) e do calor, boa parte dos rolamentos tem a sua folga interna aumentada ou de classe C3.
Fia a opção de comprar os rolamentos de esfera normais (apesar de no caso C3) diretamente de distribuidor de rolamentos. Esta opção foi feita por dois motivos:
- custo de peças na autorizada Yamaha ser muito mais alto que na distribuidora, cerca de 3 vezes.
- qualidade do rolamento. Eu optei em colocar rolamentos da marca SKF e de procedência européia (Alemanha e Suécia) que tem a sua qualidade como sendo, se não a melhor, uma das melhores no mundo. Superando, provavelmente, até a original que é KOYO (Japonesa).

Na lista de peças era recomendado o uso de rolamento classe C4 no virabrequim, ou seja, mais folgado ainda. Mas ví aplicações de outras marcas, para este motor, recomendando C3. Como C4 é um rolamento "muito" folgado internamente, optei pelo C3. Esta folga só seria necessária em regimes extremos e com problemas de lubrificação e, como a moto não será usada em regime de "competição", prefiro uma montagem mais bem feita e justa.

Devo lembrar também que vou adaptar uma especie de captador magnético de limalha (provavelmente bujão de dreno com imã) melhorando a qualidade do lubrificante o que também favorece o uso de rolamentos um pouco mais justos. Também estou pensando em colocar um pressostato ou mesmo, um manômetro para verificar a pressão de óleo.

Estou tentando fechar, também ainda esta semana, a primeira parte da lista de peças do motor. Nesta primeira parte da lista estão os componentes que estão montados na parte central do bloco do motor. Estas peças serão originais Yamaha e vão, desde biela e seu pino até as engrenagens da 5ª marcha. Rolamentos "standard" mas, mais complexos, também serão comprados da revendedora, como é o caso dos roletes da biela e dos dois rolamentos do eixo de acionamento da embreagem. o motivo é comodidade e baixo custo.

Decidi fazer o virabrequim completo depois de trocar informações e experiencias com um colega do CXT600 (Missioneiro - XT 600Z - Ténéré) que também está reformando a sua XT. Se iniciamos uma reforma, vamos fazê-la completa. E não quero ter surpresas no futuro...

10 comentários:

  1. Cara, tô curtindo muito teu projeto.
    Vou iniciar uma reforma na minha em janeiro e já estou anotando as dicas.... mas no meu caso (se for obrigatório retificar) vou colocar kit wiseco se dúvidas.
    Vou dar uns pitacos agora....
    Quanto ao bujão com imã, ele ajudaria com algumas limalhas, mas boa parte da limalha é de alumínio, que não é magnetico.... Isso não poderia dar problemas com os rolamentos C3 que vc pretende colocar?
    Os rolamentos skf são sem dúvidas superiores aos koyo, ótima escolha. Só faço um adendo, vi recentemente uma prisão da polícia federal de uma quadrilha por falsificação. Eles pegavam rolamentos chineses e remarcavam como skf. Não sei como fazer um teste, mas se possível cuide com isso, se uma quadrilha estava fazendo, podem ter outros fazendo igual.
    A pintura do quadro e motor ficou excelente, me sinto na obrigação de comentar.
    Quanto ao manômetro de pressão, dê uma pesquisada no XT600 sobre isso.... eu tinha a mesma preocupação e inclusive comprei o manometro mas desisti de instalar.... resumindo a história, um manometro de pressão não teria tanta utilidade, primeiro pq a XT trabalha com pressão baixa, segundo que em caso de estrangulamento de alguma canaleta de oleo o manometro não resolveria. O ideal seria um fluxômetro, mas isso é mais difícil de conseguir...
    Quanto ao filtro de óleo para o reservatório, tem um filtro sim. Fica na mangueira entre o quadro e o motor, na frente. Dê uma olhada no manual. Na 4mw tem, eu acho que na 3tb também deve ter.

    No mais fera, já assinei o feed, vou acompanhando seu excelente trabalho!! Boa sorte!! Aguardo no final a planilha de custos que você prometeu!!

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Christoffer,
    Obrigado pelo seu comentário!
    Também vou colocar o kit Wiseco, vou colocar o 635cc, mexe menos no motor embora, tem espaço suficiente para fazê-lo. O bloco aguenta sem problemas o 670 cc (mas a carburação, não).
    Limalhas: As de aço são duras e danificam os rolamentos. as de alumínio são moles e somente a bomba de óleo gera, o resto é aço. E a XT detona engrenagens, grande geradora de limalha. Não é mandatório fazer o bujão, mas, que ajuda na longevidade, isto ajuda.
    Comprei rolamentos de distribuidora "oficial", sem riscos. Alias, consegui os rolamentos (todos) suecos, ou seja, além dos melhores, o melhor deles. Já trabalhei na concorrente (FAG) e já estou vacinado com a turma de safados...
    A pressão de óleo da XT é entre 0,8 e 2 bar, igual ao do Fusca e família. Se colocar um manometro no tubo que liga o filtro ao circuito do câmbio (fácil, basta modificar parafuso que o conecta no bloco) vai lê-la. Acho que um pressostato, "tipo luzinha" que indica falta de pressão já ajudaria... é simples e, já lí estorias de muitos motores indo pro espaço por falta de óleo ou bomba danificada... Alias, quando reformar a tua, dê atenção a bomba, engrenagens (de plastico), é o ponto f´ragil deste motor. Fluxômetro (rotâmetro) é raro e caro.
    Vou colocar dois bujões magnéticos, um no dreno do motor e outro perto do filtro de óleo do quadro, alias, conforme você menciona. A 3TB é muito parecida com a 4MW, a diferença principal está no quadro, lado esquerdo, perto do escapamento, onde a 3TB usa a "ponteira" como quadro.
    O que precisar de informação para mexer na tua, é só perguntar. Alias, aproveite agora que o motor está desmontado para perguntar, posso tirar fotos e divagar, junto a você, sobre o que e como fazer.
    Falou!

    ResponderExcluir
  3. Li todas as postagens, e estou gostando muito da sua coragem e determinação ao reformar a XT. Tenho uma 2003 que está perdendo força, ao que parece, e morro de vontade de fazer o motor, mas não conheço nenhum mecânico de confiança aqui em S. J. dos Campos, por isso admiro a sua coragem.

    Mas e aí, desde de 26 de Outubro não houve nenhuma novidade? Você vai publicar aqui os custos de fazer o motor? E aqui vai uma dúvida técnica: à longo prazo, vale a pena mesmo aumentar a cilindrada?

    Obrigado e parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Alexandre, obrigado pelo comentário. respondendo:
    - Houveram sim algumas atualizações mas, ainda não tive tempo de colecioná-las em fotos e fazer o texto. Nada muito significativo, mexi nos carburadores (estou mexendo) e nas peças que precisavam ser tratadas para não oxidar.
    - Aumentar a cilindrada vale a pena para 635 cc. Porém, terá que importar o pistão dos EUA, via Ebay ou direto da Wiseco. Sai mais barato que comprar o pistão original. E a retifica é o mesmo preço. Durabilidade é outro papo, não sei se dura o mesmo tempo e quilometragem... já o kit 670 cc, tem que mudar a camisa (que acaba ficando mais caro que o 635 mas, perto do kit original) e durabilidade mais duvidosa ainda... O fato é que só vale mexer nisto se for fazer a parte de baixo do motor, senão, é mais potência num conjunto já cansado... muito perigoso.
    - Mecânico é realmente complicado. No CXT600 já indicaram alguns (poucos) bons. Mas, é risco. Eu faço a mecânica da minha porque é diversão, só por isto...
    Falta ver o resultado final e ver se realmente valeu a pena e ficou bom...
    A tua está com quantos quilômetros? Perder força não é muito comum neste motor, precisa estar muito ruim. Veja a carburação. Ela queima óleo?

    ResponderExcluir
  5. Olá Martin,

    Primeiro, obrigado por responder o meu post.

    A minha XT está marcando 58 mil km. Comprei ela em fevereiro deste ano, com 48 mil, ou seja, já rodei 10 mil km só de fevereiro pra cá, principalmente dentro da cidade, pois é o meu principal meio de locomoção.

    Não acho que o motor esteja "muito" ruim. Ele não fumaça, não queima óleo, não tem dificuldade para dar partida. Os únicos problemas são jogar muito óleo para a caixa do filtro de ar, beber muito (15 km/l) e pra mim ele está fraco.

    Poxa, nunca consegui boas informações no CXT600, e depois de um tempo eu desisti do fórum. Ninguém responde minhas msgs lá, e o fórum é meio confuso, enfim.

    Você tem algum palpite com relação a minha moto? Quanto você calcula que o teu motor vai ficar (só o motor)?

    Lí o novo post. Vou continuar acompanhando o bom trabalho.

    Abç

    ResponderExcluir
  6. Alexandre,
    58 mil quilômetros é praticamente nada para este motor. A minha foi "meio judiada", estava com 88 mil e, se não tivesse aberto o motor, rodaria pelo menos mais uns 50 mil. Duas coisas eu não gosto deste motor, o fato de não ter como verificar a pressão de óleo e ter uma bomba de óleo facilmente "danificável" (acho que acabei de inventar uma palavra...) Então, se for mexer, olhe a bomba...
    Mas, com 58 mil, não vejo muito o porque mexer. Se tem duvida, leve a algum mecânico e meça a "compressão do cilindro". Se esta estiver baixa, pode ser anéis gastos ou o assentamento das válvulas e em ambos os casos, é razoavelmente barato arrumar. No primeiro caso, só brunir o cilindro e trocar o jogo de anéis, acredito em uns 250 dindins (fora a mão de obra do mecânico, ou tua) e o caso das válvulas, só serviço do mecânico, se for bom...
    Tenho um colega do CXT que na semana passada (ou anterior), fundiu o cilindro (engripou). Sem, aparentemente, nenhuma causa... (eu me lembro da bomba, sempre). Verei com ele o quanto, aproximadamente, ficou e posto aqui. E, vou pegar os orçamentos da minha, separar em "conjuntos" e colocar uma estimativa de custo de cada conjunto. É muito variado o que poderemos ter que arrumar neste motor. Por exemplo, você sabe que esta moto "come" engrenagens da 3ª, 4ª e 5ª marcha? Basta andar "martelando", ou seja, baixo giro e marcha alta. Já tive motores de torque mais alto do que o dela e nunca vi algo assim... e este item não costuma fazer parte do orçamento, mas, na minha faz, só a 5ª.
    Quanto ao CXT, sempre tive sorte. Já recebi muita informação (desde respostas às minhas perguntas até os manuais e listas de peças) e muita gente deixou suas experiências e estou aprendendo com elas. Mas também achei meio confuso, no começo... Se e quando eu puder ajudar, é só falar, gigo, escrever...

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, Martin, pelas dicas. Concordo com seus comentários a respeito do motor, e também desconfio que possa ser algo relativamente simples, talvez válvulas, ou ponto de ignição, ou talvez até uma regulagem no carburador. Mas eu tenho muita vontade de retificar (ou brunir) o cilindro e trocar o jogo de anéis, e talvez até o pistão, não sei. O que me impede de fazer isso é justamente o fato de eu não conhecer nenhuma oficina de confiança. Então, desculpe se eu estiver abusando da sua boa vontade, será que você poderia indicar uma oficina "competente"? Pode ser até em outra cidade, não tem problema. Se preferir, pode responder via email: alebergantini arroba gmail ponto com.

    É iosso. Grande abraço e obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Alexandre,
    Não conheço nenhum "bom" mecânico, daqueles que entregamos a moto (ou o carro) e pedimos para eles fazerem alguma modificação e não nos preocupamos.
    Bons mecânicos já vi indicados no CXT. Aí em São José nunca vi, mas, tenho um amigo dai (alias, vai ser o que vai ao Chile comigo) e posso perguntar a ele. Ele tem uma 4MW e com certeza deve levar no mecânico: - o único louco da turma que desmontava tudo era eu, de Dodjão a Jawa. Alias, você sendo de SJC, eu estudei na ETEP de 81 a 85.
    Bom, voltando. O serviço é razoavelmente simples (brunir camisa e trocar anéis), alias, para mim, mais simples que reformar um carburador... mas tem que ser bem feito, senão, melhor nem mexer.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, Martin Ávila. Tudo bem?

    Após realizar uma pesquisa no google, verifiquei um material que você postou sobre a XT600 e confesso que achei muito interessante.

    Acredito que com todo o conhecimento que tens, talvez possa me ajudar. Estou precisando saber qual a medida do fio de rosca do bujão do cárter da XT600. Eu sei que ele tem 14mm de diâmetro e agora eu preciso da medida do fio de rosca.

    Desde já, muitíssimo obrigado pela atenção. Grande abraço.

    Leandro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro,
      Sei que é um M14 com 15 mm de comprimento (rosca). Mas não me lembro qual o passo da rosca. Estou em viagem e assim que ver a moto, vejo o passo. Se não me engano é rosca fina (passo de 1,5mm).
      Ele usa um anel de cobre de vedação de uns 2 mm de espessura, ou seja, a rosca pode acabar ~1mm antes da cabeça. Ajudou?

      Excluir