sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Comprando mais algumas peças e terminando outras

Bom, desde a ultima postagem, o que ocorreu foi que recebi os rolamentos e niquelei as peças que precisavam de algum tipo de tratamento superficial e que optei em não ser pintura.
Faltam ainda comprar as peças internas do motor (já orçadas) inclusive o pistão. E para terminar, fora a montagem, falta a retifica do cilindro (que só farei com o pistão "em mãos" e a do virabrequim (que na verdade é troca de biela, rolamento e pino mais o seu perfeito alinhamento), ambos em "terceiros". E aí é montar.
Do que já foi feito, entre esta e a última postagem, tem a desmontagem dos carburadores e motor de arranque e a niquelação das ultimas peças, inclusive destes dois conjuntos. Estou preparando as apresentações da "reforma" destes conjunto para colocar no Youtube, mas, como não terminei a montagem, não está pronta.
Então, para poderem acompanhar as tarefas ainda incompletas, temos:
- Carburadores:
Estes estavam em razoável estado de conservação e pouco danificados por "mecânicos", porém, a cuba da boia estava bem corroída pela nossa maravilhosa gasolina...

Aparência externa

Depois de desmontados, limpos e preparados para aplicação do Níquel químico



Depois de niquelados - dá para ver os furos causados pela corrosão na cuba...

- Motor de arranque:
Este estava bem ruim, com muita folga na bucha do mancal traseiro (quase 1 mm de folga) e só funcionava graças a lubrificação proveniente do pó de grafite das escovas que ficou entre o estator e rotor... Mas, para um motor com 88 mil quilômetros, até que durou bem...

Antes de desmontar... que sujeira!

Depois das tampas niqueladas e estator pintado em Epóxi preto - não montado, só agrupado



6 comentários:

  1. Quase todos os dias tenho vindo ver, se há novidades e avanços no excelente trabalho de restauro...
    Boa continuação...

    ABR

    Edgar

    ResponderExcluir
  2. Vi o seu canal e gostei muito também. Gostaria de um dia poder dar a volta na Europa com a minha, mas, as leis não deixam...

    E desculpe-me pela demora em colocar novas coisas, alias, a todos: - estou numa fase "meio complicada", com outras prioridades mais importantes... mas, em breve, resolvidas!

    ResponderExcluir
  3. Olá Martin
    Não tem que se desculpar...
    A Bricolage é mesmo assim... é feita com o tempo que nos é deixado disponível...
    por vezes ainda temos que juntar outras situações que nos ultrapassam e que não podemos controlar...
    Todos sabemos que as coisas são mesmo assim...
    mas até lá... vai sendo divertido e com muitas surpresas...
    ABR

    ResponderExcluir
  4. Bricolagem é o que define esta montagem! é muito pequeno detalhe e a qualidade final depende de cada um destes.
    Sem contar que tem dia que, apesar de ter tempo e peças, prefiro tomar uma boa garrafa de vinho...

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo belo trabalho de restauração.
    Estou iniciando uma restauração também em uma 2002.
    Vou olhar as suas dicas, para repetir na minha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      E boa sorte na reforma da tua. É um processo (pelo menos para mim, que gosto de mecânica) bem gostoso de se fazer. O que eu puder ajudar, é só falar, ok?

      Excluir