segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

mais alguns passos - chicote elétrico

O progresso tem sido pequeno. Faltam peças e sem elas, não dá para montar praticamente nada.
Em breve comprarei os componentes da "parte de baixo" do motor, mais o kit de reparo do carburador e peças do motor de arranque e isto permitirá uma bela e grande evolução na restauração desta motocicleta.
Apesar de eu ter bastante material para fazer a apresentação parcial da reforma dos carburadores e também, do motor de arranque, quero publicá-las somente quando finalizá-las. Assim, para quem quiser segui-las como um "pseudo guia", terá a materia completa, com começo, meio e fim. No caso dos carburadores, vou dividir em duas fases, uma a reforma, outra da regulagem (alias, que tenho que aprender ainda...).

Enquanto isto, tenho outros serviços para fazer ou finalizar. Esta semana e a passada trabalhei como o chicote elétrico. Retirei a bandagem de fita que o cobre, fiz a limpeza da cola grudenta e inspecionei.
Está em razoável bom estado. Ví um único fio parcialmente sem isolação e tem alguns poucos terminais com o fio rompendo.
Vou verificar o como desmontar os terminais dos plugs (capas plasticas) e se for fácil, vou limpar e soldar cada crimpagem, evitando problemas de contato. Se der para desmontar facilmente, vou usar "temo-encolhíveis" como isolamento, ao invés de fita isolante. Se for muito difícil, vou usar fita tipo "auto fusão" que não deixa aquela meleca toda que acabei de tirar...
Outra coisa que quero fazer e ligar o alarme anti-furto no chicote, incorporando-o neste. E vou mudar um pouco o circuito elétrico para dificultar a vida de quem quiser fazer ligação direta. Alias, ligar uma XT sem chave, basta um fio... sem proteção alguma...
Mas, não confio muito em alarmes: - quando você menos espera, eles pifam e você não consegue mais ligar a moto. Por isto, vou conectá-lo ao chicote elétrico por intermédio de um plug. E, vou fazer um "contra-plug" que, se colocá-lo no lugar do alarme, o neutraliza e permite que tudo funcione normalmente. Uma especie de "har key", na forma de um chaveiro ou algo parecido... ainda em projeto.


Chicote depois de limpo 


Dois detalhes: embaixo um diodo e em cima, um fusível - serviço "meio duvidoso"...


Flexivel que fica na articulação da caixa de direção - será que acho algo melhor???


Alarme: - será incorporado ao chicote elétrico.

Por motivos "óbvios" não vou mostrar em detalhes a montagem do alarme no chicote e na moto... 

27 comentários:

  1. Boas...
    "desmontar os terminais dos plugs (capas plasticas)"
    é fácil e eu já o fiz na minha XT600E
    basta recolher um pequena patilha que todos os terminais têm e puxar pelo fio...

    "usar "temo-encolhíveis" como isolamento"
    nem sempre é fácil... porque temos as fixas na ponta, e é complicar o que é simples e funciona muito bem com fita isolante...
    A Fita isolante não é apenas usada por ser mais barata e fácil de por... é porque na realidade não temos nada melhor e mais pratica que isso...
    e é usada há mais de 37 anos na XT... desde a velhinha XT500 até à recente XT1200Z

    É uma opinião pessoal, de quem acha a mota perfeita, e com qualidade...
    Tentar inventar ou inovar numa XT600E 3TB basta iguala-la a XT600E 4MW
    trocar o rectificador pelo de alhetas e mais recente...
    Por o CDI (TCI) suspenso e com amortecimento...

    Para o sistema anti roubo... eu tenho um cadeado com alarme... que não gasta a bateria quando está em stand by...
    e para evitar levarem-me a XT com o motor a trabalhar, tenho um corta corrente escondido e num local pratico de ligar e desligar...

    O fusível de vidro das XT600 3TB com o tempo vai dar problemas, devido à oxidação dos contactos... na XT600 4MW isso não acontece porque recebeu um fusível dos novos e actuais...


    fica a minha opinião pessoal

    Abraço
    e
    OBR pela partilha do trabalho

    ResponderExcluir
  2. Eu entro diariamente aqui no fórum pra conferir se há novidades, e vejo que chegou a parte elétrica.

    Acho que algumas pessoas negligenciam a parte elétrica das motocicletas, e isso pode ser um sério problema em viagens "molhadas" (digo isso por experiência, não minha, mas de amigos).

    Continue com o bom trabalho!

    PS.: alguma dica no assunto "mecânico em SJC?"
    Abç!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ler os vossos comentários, parece que o blog está servindo para algo.
    --> Vadio da XT:
    Obrigado pela dica de como tirar os terminais, é fácil.
    Fita isolante: usou a com cola normal, ou a "auto-fusão"? Vou fazer experiencias com o "termo encolhivel", se funcional, bom, se não, vai na fita, mas, prefiro a "auto-fusão" pois não fica grudenta com o tempo.
    Soldou os terminais aos fios? ou só limpou?
    E a proteção que fica em baixo da caixa de direção? Tem alguma dica de algo melhor?
    Todas as dicas são bem vindas...

    -->A. Bergantini:
    Esqueci de perguntar ao meu amigo de SJC sobre mecânico na cidade, vou mandar um e-mail agora.
    Peço desculpas em não atualizar tanto como deveria, postando mais serviços feitos. Estou com alguns problemas "mais prioritários" e o tempo está escasso. Mas, em breve, conseguirei "arrepiar" na reforma.

    Um abraço e até a próxima!

    ResponderExcluir
  4. Olá Martin

    Sempre usei fita isoladora normal (3M)...
    e tendo em conta que nunca mais vou lá mexer, não me preocupou que depois a cola vai abundar pelos fios e deixar tudo peganhento...
    Não tenho nada soldado... é tudo cravado...
    e dou uma limpeza geral todos os anos nos contactos das fixas relacionadas com sistema de carga (rectificador, bateria) e com o sistema de ignição (CDI, chave de comando, e todos os contactos da massa que vai para o CDI... ou seja o negativo que vem da caixa de velocidades e passa pela paragem de emergência "stop run" e mais o interruptor do descanso...)

    Com a iluminação eu nunca me preocupo em fazer manutenção preventiva.

    Sobre como passar os fios para o guiador, mantenho tudo de origem, e com a folga inicial...
    Entretanto já passei mais alguns fios novos para o guiador... são do sistema anti roubo, e para uma tomada de 12V DC
    Optei por passa-los ao lado dos que lá estavam... e não utilizei a "bixa" nome que se dá em Portugal à protecção que vem de origem...
    simplesmente ficaram ao lado e juntos e isolados com fita isoladora...

    A minha profissão é Electromecânico Industrial de Maquinas; e a minha formação inicial é de electricidade, e aprendi quase que por instinto a avaliar a duração de uma ligação ou a viabilidade de um cabo ou fios num local com movimento...
    e não vejo ou encontro pontos fracos na minha XT...

    Embora faça manutenção preventiva anualmente , visto andar em climas húmidos e com agua por vezes salgada...
    e a manutenção é simplesmente limpeza com spray de contactos, desligar e voltar a ligar as fixas...
    e verificação da carga da bateria em vazio (12.8V )... e qual o valor do rectificador até às 5.500rpm (tanto a quente como a frio)

    Com estes cuidados tenho feito voltas de 2400km em 4 dias sem um único azar...

    ABRAÇO

    Edgar

    ResponderExcluir
  5. Edgar,
    Vou analisar as possibilidades, mas, acho que você tem razão: - Não adianta inventar muito, melhor restaurar o que já é bom o suficiente. Vou ver dificuldades em usar o termo encolhível, e se for razoavelmente fácil o usarei. Um fato é real, com fita 3M normal, dá para desmontar e reparar, com termo ou auto fusão, eu acredito que não dê mais... desmontar é quase impossível sem danificar os fios.
    No chicote, vou incorporar uma aterramento mais robusto e com saídas para mais partes da moto e vou incorporar os fios do alarme e tomadas 12V.
    Coloco aqui as dificuldades e resultados.

    ResponderExcluir
  6. A. Bergantini,
    Gostei do seu blog. Precisa incrementá-lo com mais postagens, pode ter certeza que trocaremos muitas idéias...
    Sobre mecânico em SJC, meu amigo disse confiar em um chamado "Marcão", fica na rua Elza D'Ávila. Ele não se lembra do numero, mas, a rua é uma travessa bem pequena da Av Dr Nélson D'Ávila. ok?

    ResponderExcluir
  7. Veja a coincidência, eu disse que o chicote é importante e tudo mais, e olha o que aconteceu comigo: ontem eu fui ligar a moto e nada. O motor de arranque girava, mas a moto não dava nem sinal de vida, nem um pipoco sequer. Como eu já fui mecânico e tenho uma certa noção, pelas caracteristicas do problema eu logo pensei "só pode ser o CDI". Desmontei a moto inteirinha e fui checando tudo que podia, até chegar no CDI, na rabeta da moto. Arranquei o bichinho e levei numa oficina aqui perto, mas o mecânico não estava lá. Voltei pra casa pra pensar no que fazer e logo que cheguei, notei que um dos fios que chegam ao CDI estava quebrado bem no conector! Fiz uma emenda e violá, a moto ressuscitou! Fiquei muito feliz e não gastei nada!

    ResponderExcluir
  8. A. Bergantini,
    Ainda não terminei o chicote, não pela complicação, mas, por preguiça... Final de ano é complicado. Hoje vou mexer nele mas não acredito que termine, pois, 1º de janeiro é dia de "fazer nada"...
    Em alguns fios achei problema parecido. Fios com as capas duras (cozidas pelo calor) e/ou fios quase rompidos por fadiga. As capas duras, não são grande problema, só se tentar dobrar podem danificar o fio, mas, normalmente, só isto.
    Agora, fios se rompem por fadiga de movimento ou, o mais comum, mau-contato. O cobre é um metal que se comporta de forma diferente do aço quando falamos em tratamento térmico.
    Quando aquecido e resfriado rapidamente (que é o caso), os fios perdem a sua dureza e consequentemente, a tensão de ruptura também cai, quebrando mais facilmente.
    Verifique os terminais, sua limpeza e contato. Eles devem estar aquecendo.
    Outra coisa que é um veneno é a pasta de soldagem... nunca podemos deixar resíduos desta pasta pois ela pode atacar e corroer o cobre.
    E por ultimo, produtos (desengraxantes) para limpeza, muito cuidado. O plastico que cobre os condutores pode ser muito danificado com estes produtos.
    Achei resquícios de todos estes produtos e problemas no chicote que estou reformando... funcionava, mas, iria pifar...
    Pergunta: Você tem o esquema elétrico da tua moto? Qual o modelo da tua? É bom ter pois ajuda muito na hora de procurar uma falha...

    ResponderExcluir
  9. A minha é uma 2003, ou seja, a famosa 4MW. Eu tenho um manual de serviços que comprei pelo mercado livre, mas não uso muito não, pois as coisas que não sei fazer de memória são coisas que eu normalmente não me atreveria a fazer, como abrir o motor, por exemplo.
    No caso do problema que eu descrevi, eu não fiz necessariamente uma emenda, pois o fio quebrou bem justo no terminal. Então o que eu fiz foi descascar o fio e usar um alicate para prende-lo ao terminal elétrico. O motivo da quebra foi fadiga de movimento, tenho certeza. Usei um spray limpa-contato antes de remontar tudo.

    ResponderExcluir
  10. A. Bergantini,
    Bom, se precisar de alguma ajuda é só falar, ok? O Manual que tenho é da tua (não o da minha que é 3TB). Tive que fazer o diagrama elétrico novamente pois são diferentes.
    Agora vou trabalhar no chicote da minha... quero terminar hoje.

    ResponderExcluir
  11. Edgar,

    Tem alguma imagem sobre o posicionamento do chicote quando passa sobre o motor e como fica embaixo da mesa? O meu originalmente, estava mexido e posicionado erradamente...

    ResponderExcluir
  12. É assim:
    http://img62.imageshack.us/img62/6500/cimg0974t.jpg

    http://img189.imageshack.us/img189/8397/cimg1397q.jpg

    http://img808.imageshack.us/img808/4052/cimg4927a.jpg

    e passa entre a mesa inferior e o guarda lamas
    tem uma boa folga e até faz uns pequenos riscos no plástico do guarda lamas...
    posso tirar algumas fotos com medidas para você ter uma ideia melhor...

    Amanhã vou tratar de medir a folga e fotografar tudo ;)

    ABR

    ResponderExcluir
  13. Edgar,
    Muito bom, obrigado! Ví na lista de peças da 3TB que existe dois "clips" para prender o chicote ao lado do tanque de óleo, acima do cabeçote. A minha não os tem (só a marca de que quebrou...). Mas, nada muito difícil de se dar um jeito...
    Das fotos que enviou, tudo ficou muito claro, obrigado. Preciso só pensar o quanto de folga deixo (barriga) no chicote na passagem entre o quadro e a mesa inferior: Nada muito justo senão fadiga os cabos, nada muito folgado para não enroscar em "corpos estranhos".
    Estou mexendo nos comandos do guidão e nas chaves / sensores (freios, embreagem, descanso lateral) e vou montar o chicote a partir deles, vindo do guidão até o retificador e luzes traseiras. Isto gasta tempo pois tenho que abrir chave por chave, verificar contatos, limpar... mas, faz parte da reforma. Em breve terei a parte elétrica pronta e confiável!

    ResponderExcluir
  14. Esses "clips" de arame soldado ao quadro acho que são só para a passagem dos cabos do acelerador... a parte eléctrica passa por baixo dum "clip", e muito longe do outro...


    Vou tirar uma foto da folga (da barriga) do quadro para a mesa ;)

    Esta noite (mais 12H) devo postar a foto...

    ABR

    ResponderExcluir
  15. Edgar,

    obrigado de novo!
    Uma novidade, achei o manual da 3TB em pdf. Vão colocar no site do CXT, mas, precisando, só falar.

    ResponderExcluir
  16. Vista geral do chicote

    http://imageshack.us/photo/my-images/560/cimg5052.jpg/


    Vista da entrada do chicote da mesa inferior para as ligações nos manómetros

    http://img513.imageshack.us/img513/8594/cimg5053y.jpg


    Folga do chicote entre o quadro e a mesa inferior

    http://img807.imageshack.us/img807/7959/cimg5055.jpg


    Vista geral dos clips e para que servem...
    em baixo podemos ver o chicote...

    http://img195.imageshack.us/img195/3285/cimg5056.jpg

    ABR

    ResponderExcluir
  17. Edgar,
    Agora está perfeito. A folga (barriga) ficou bem definida (uns 20 cm) e o local onde o chicote passa também.
    Vou ver se acho um condulete flexível em melhor estado do que o meu e vou montar este chicote agora. Publico as fotos assim que pronto.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  18. onde posso comprar o chicote para a xt 600 97, o meu esta ruim preciso de um novo!!!

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pablo,
      Não sei se existe original e se o preço vale a pena... tente com o Mauro da "Podermotos", se for original. Já vi no Mercado Livre, veja lá também.

      Excluir
  19. Trabalho fantastico :-) Estou a seguir...
    Daqui a uns dias vou ter a minha primeira Xt600 3tb. Vou precisar de ajuda com uma coisa, por acaso podia passar-me o manual de servico? Obrigadao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O manual que usei inicialmente foi de uma 4MW. Está melhor e mais completo. só que tem algumas diferenças que precisamos tomar cuidado. Tenho um ruim da 3TB também.

      Excluir
    2. Olá! O manual que usei inicialmente foi de uma 4MW. Está melhor e mais completo. só que tem algumas diferenças que precisamos tomar cuidado. Tenho um ruim da 3TB também.

      Excluir
    3. Já tentei procurar o manual da 3tb, mas não consigo encontrar nem por nada. Podia enviar-me ou post o postar aqui link? Obrigado

      Excluir
    4. me mande teu e-mail que os mando. inclusive o diagrama elétrico que fiz.

      Excluir
    5. Boa noite Martin.

      Estou a procura do esquema elétrico da xt600 e cheguei aqui no seu blog.
      Não sei se ainda está ativo, mas se possível, poderia por gentileza me enviar?

      Excluir
  20. bOA TARDE SENHORES, ALGUÉM SABE QUAL DIODO USAR NA 3TB ???... ADAPTEI A IGNIÇÃO COMPLETA NA MINHA TENERE E FALTA SÓ O DIODO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual diodo está falando? O que fica no chicote ou a ponte retificadora do gerador?

      Excluir