domingo, 8 de janeiro de 2012

continuando com o chicote elétrico...

Ainda não terminei o chicote, está praticamente no final. Faltam colocar as saídas de energia (tomadas) e pequenas  modificações para garantir o bom funcionamento de lampadas do tipo LED, que irei colocar na XT em todo lugar que puder. E não o fixei completamente também, só vou fazer isto quando todas as modificações estiverem prontas e testadas.

Falando em testes, as funções básicas já foram testadas. O relê de "lógica e segurança" que só permite acionar o motor de arranque em condições seguras está funcionando bem, o relê do alarme está funcionando bem, inclusive o "hardkey" que desabilita o alarme também foi testado e funciona bem.

O aquecedor de manoplas também foi testado e em ordem! o que não funcionou foi o relê de pisca que alterei para poder usar um transistorizado que permitirá usar lampadas de pisca do tipo "LED". O original da XT ( e da maioria das motocicletas) é "bi-metálico" e consequentemente, tem dois pólos / terminais somente. O transistorizado precisa do "terra" para funcionar e por isto, tem três terminais. Arranjei um novo soquete de três terminais, coloquei o terra, tudo como manda o figurino. Fui testar e.... nada! Gastei bem mais de uma hora brigando com o chicote e o relê até que, num pequeno lampejo de inteligencia (tardia), resolvi colocar o antigo relê bimetálico e tudo funcionou... O problema não era do chicote e sim do relê chinfrim que arranjei e já veio "fubecado". Teste no carro e confirmei, está queimado.

Gastei muito tempo com a limpeza e reforma dos "manicotos". Agora estão bons e funcionando.

A ligação entre centro do quadro e embaixo do farol teve a ajuda de um amigo daqui do blog, o Edgar, lá de Portugal e que também gosta muito das XTs... (gosta tanto que eu acho que ele é o responsável pelo site  "Clube XT Portugal").

Ele tirou fotos da disposição do chicote, com medidas e tudo mais, o que facilitou a minha "engenharia". A minha estava com tudo mal posicionado, muito fuçado e bagunçado. Agora parece bem melhor. Além do Edgar tive a ajuda e idéias de vários colegas do CXT 600, e, com muita sorte, consegui achar uma cópia do manual de serviço do modelo 3TB (em italiano, mas, melhor do que nada...).

Abaixo algumas fotos do feito...

Com o estava na desmontagem: - chicote "apoiado" no cabeçote...

Hoje está assim, preso no quadro no local que deveria.

Detalhe da capa "térmica" que protegerá o chicote do calor do motor 

Ela é revestida internamente de lã de vidro e externamente de borracha... acho que exagerei... 

...e depois, ainda revestido de fita 3M e devidamente fixo no quadro.

Desculpem-me as ultimas fotos, tinha uma gota de óleo na lente, por isto está esquisito... 

Quando eu terminar TODO o chicote elétrico, tudo estiver devidamente fixo e funcionando, colocarei fotos com mais detalhes e soluções. 

11 comentários:

  1. Parece estar a ficar com melhor qualidade, que os da Yamaha (que já são muito bons também)...

    O Relé dos piscas... salvo erro é de descarga por condensador... pelo menos todos os que vêm de fabrica são...

    isto é o que o manual diz:
    http://img685.imageshack.us/img685/8681/piscarel.jpg

    Ou seja: o que as lâmpadas consumirem em Amperes (ou Watts) determina o intervalo dos ciclos por minuto.

    Eu abri o relé da minha XT600E e encontrei o tal condensador:
    https://lh3.googleusercontent.com/-9pQ0dzVllWI/TrqlLJdgbCI/AAAAAAAAGUo/GCyqV3UXYAw/s640/CIMG4483.JPG


    Uma opinião pessoal sobre os leds, (se me permitem)

    Eu troquei as lâmpadas dos manómetros por leds...
    Por leds normais e por SMD
    medi o seu consumo antes da troca
    https://lh3.googleusercontent.com/-BhDyBIbFrqM/TtgxV-WbygI/AAAAAAAAGpw/bWa0KG4Hcmw/s853/CIMG4684.JPG

    A lâmpada de sinalização dos piscas não pode ser trocada... porque a polaridade troca consoante seleccionamos direita ou esquerda...
    A lâmpada de sinalização azul de máximos ligados, fica muito forte com led, e numa estrada escura dificulta a visão provocando ligeiro encadeamento...

    Sobre o Clube XT Portugal... é mais ou menos isso... ehheheh


    Abraço

    Edgar

    ResponderExcluir
  2. Edgar,
    Sobre o circuito do pisca, eu alterarei o circuito no painel. Hoje, a lampada de sinalização recebe +12V do circuito do lado em que o pisca está acionado e "aterra" pelo circuito que não está acionado (a tal reversão de polaridade). O que estou pensando em fazer e mudar isto no painel, acrescentando dois diodos (um em cada circuito de cada lado / direção) e, ao invés de "aterrar" pelo outro circuito (não vai mais ser possível devido aos diodos), mudar para um terra real o outro lado da lampada sinalizadora.
    Assim, cada circuito só recebe energia quando é para ser acionado e a lampada indicadora tem os circuitos em paralelo, porém, com diodos que impede que quando acionado um circuito o outro também se acione e, por ultimo, esta lampada tem o outro terminal aterrado.
    Quanto ao relê do pisca, este é por descarga capacitiva (incorreto para LED, mas, pior que isto (eu estou testando com lampada normal), ele estava queimado... Gastei um belo tempo com ele justamente porque não acreditava que um relê viesse queimado... e veio. Testei no carro e comprovou-se o veredito.
    Quanto a claridade das lampadas do painel (pisca, a azul, etc), estou pensando em colocar um regulador de tensão na saida destas de tal forma a poder "regular" a sua intensidade ou, caso a caso, um resistor em cada uma, acertando as respectivas luminosidades. Realmente, dirigir com um "farol" aceso nas vistas é bem complicado.
    Vou fazer alguma experiências e quando chegar ao melhor resultado, publicarei-as aqui como "possíveis soluções" para quem quiser fazer igual ou parecido. Quero trocar tudo que é possível para LED para tirar a carga do magneto e podê-la usar nas tomadas e aquecedor de manoplas.
    Uma coisa que está me deixando sem idéias e o receptáculo onde colocarei as tomadas. Quero coloca-las no centro do guidão mas, preciso achar uma "caixinha" (bonitinha) para isto e está difícil... Mas logo as idéias aparecem.
    Uma coisa que já deixei no chicote foi os fios para dois acessórios futuros:
    - um conta-giros
    - um manômetro da pressão de óleo. Este, acho, vem primeiro. Ví o seu vídeo no Youtube, e a ideia básica é a mesma. Só que quero ver como é a pressão no tubo externo (que liga saída do filtro ao câmbio), teoricamente a pressão é a mesma e é fácil instalar (construir um parafuso de conexão com furo roscado no seu centro, onde instalarei a "cebolinha" de medição. O maior problema é a baixa pressão da XT... de 0,8 a 1,2 kg/cm². Mas acho que vai dar certo.

    ResponderExcluir
  3. parabéns pelo trabalho.
    Tentei fazer a mesma coisa com a minha. Ela é uma 93/93. Tive muita dor de cabeça e despesas. Já faz 5 anos que estou brigando com ela e com os mecânicos irresponsáveis que trabalharam nela. Pelas minhas contas já gastei mais de R$9.000,00 com peças e mão de obra. Mesmo assim ainda não está boa. Terei que eu mesmo fazer um novo chicote. O senhor teria o esquema/projeto do chicote e saberia onde encontro os conectores?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, bons mecânicos não são tão comuns... e isto pode sair caro...
      Qual o modelo da tua? 3TB? Se for, eu tenho um esquema que achei na net, achei o manual de reparo "em italiano" deste modelo. Se for de outro modelo, fica mais fácil. Alias, boa dica é se filiar ao "Clube XT 600" ("http://www.forumxt600.com.br/"), lá você encontra a maioria dos manuais e dicas sobre a sua reforma, ok?
      E, se precisar de ajuda, só perguntar, ok?

      Excluir
  4. ola vc teria o chicote p vender ?? kators@bol.com.br

    ResponderExcluir
  5. Martin. Estou querendo reformar o chicote da minha XT600e ano 2002. Tentei encontrar original na NET para comprar mas nao vende. Na Yamaha custa R$1,000.00. Vale a pena pedir alguém para fazer ou comprar na Yamaha? Voces conhecem alguem bom nisso aqui no Rio de Janeiro? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio, 1000 reais por um monte de fio é muito caro. Mas gambiarras neste conjunto vai custar muito mais. Vejo duas opções :
      - conhece sobre eletrecidade e faz/ refaz o atual, como eu optei;
      - compra Yamaha e fica tranquilo, com o bolso doído....
      O bom de fazer é que pode modificar algumas coisas como eu fiz. Eu incorporei o alarme nele, por exemplo.
      Ok?

      Excluir
    2. Marcio, 1000 reais por um monte de fio é muito caro. Mas gambiarras neste conjunto vai custar muito mais. Vejo duas opções :
      - conhece sobre eletrecidade e faz/ refaz o atual, como eu optei;
      - compra Yamaha e fica tranquilo, com o bolso doído....
      O bom de fazer é que pode modificar algumas coisas como eu fiz. Eu incorporei o alarme nele, por exemplo.
      Ok?

      Excluir
  6. Onde fica o relê da seta na xt 600? Não estou encontrando ele aqui na minha moto, coloquei seta de leds, porém não pisca

    ResponderExcluir
  7. Na minha esta do lado esquerdo, perto da bateria. Acho que ficava debaixo do banco. Para usar led precisa trocar relê para o eletrônico

    ResponderExcluir