quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

... continuando - circuito de lubrificação

NOTA (ou errata):

Bom, o primeiro erro das minhas divagações da postagem anterior eu já descobri:
Primeira:
- A pressão de alívio (válvula), de acordo com o manual, é 80 a 120 kPa (para quem quer ter uma "ordem de grandeza e não conhece, equivale a pressão de uma torneira no térreo em um prédio de 3 a 4 andares). Porém, a pressão de trabalho deste motor, a 1300 rpm (marcha lenta) é 13 kPa (pressão de um chuveiro de uma casa térrea, das bem ruins...). Para medir uma pressão deste calibre, com instrumentos "de mercado", vai ser bem difícil. Manômetros automotivos para veículos com baixa pressão de óleo costumam ter o fundo de escala de 2 bar (200 kPa). Isto significa que a pressão indicada com este instrumento, quando a pressão estiver no seu limite máximo, mal passará do meio da escala... e em "marcha lenta" ficará em aproximadamente 5% da escala  ou praticamente, em zero... muito ruim para o proposito, mas, mesmo assim vou tentar.

Segunda:
- Outra observação é que o manual se refere a duas válvulas, uma de alívio  e uma de by-pass, ambas com as mesmas pressões de atuação. A de by-pass é a que fica no filtro de papel e ela abre deixando passar direto quando a perda de carga no filtro é maior do que este valor. Isto pode ocorrer com óleo viscoso ou muita sujeira. A de alívio deve ser a que citei no tópico anterior.

Terceira e mais séria:
- Eu citei que o circuito de retorno ´só retorna o óleo para o cárter externo. ERRADO: - ele tem, em paralelo com o retorno propriamente dito, um circuito de lubrificação que é composto do eixo da alavanca de embreagem, da embreagem e "eixo motor" do câmbio e do "eixo movido" do câmbio. Por este motivo a bomba do circuito de retorno é mais larga (maior vazão), ela precisa dar conta de bombear o óleo para o cárter externo e ainda lubrificar este circuito.

A seta de cima indica por onde o óleo sai do motor e vai para o cárter externo, a de baixo mostra onde começa a derivação para o circuito do cambio, com tampa cravada...


... indo para o furo do eixo da alavanca de embreagem (seta) e...

... alimentando os dois eixos do câmbio e embreagem.

Mas, isto tem uma implicação grande na escolha de rolamentos que estará sendo feita mais a frente. Justamente devido ao óleo ir para o alojamento destes rolamentos e penetrar assim nos eixos, lubrificando as engrenagens "por dentro" (os eixos tem furos que permitem a saída de óleo nos locais aonde as engrenagens giram ou podem girar "loucas"), é preciso que o óleo fique represado atras dos rolamentos e entre no furo central destes eixos.

Isto só é possível se estes rolamentos tem blindagem (retentor incorporado). Então, para funcionar corretamente, tanto o rolamento da árvore primária do câmbio (eixo da embreagem) como o rolamento da arvore secundária (eixo do pinhão) tem que ter esta vedação. E esta vedação deve ser somente nos rolamentos destes eixos, alojados na carcaça "esquerda" do motor. Além disto, estes rolamentos devem ter esta vedação somente em uma de seus lados, o lado mais a esquerda do motor. 

Isto é necessário para que o rolamento trabalhe "vazio" de óleo, só com a névoa que é criada dentro do cárter, o que explicarei mais a frente na definição de rolamentos e, restrinja o fluxo de óleo, permitindo que a bomba 'lado retorno" de conta do recado e lubrifique o que tem que ser lubrificado.

Infelizmente, só me toquei disto tarde... Já estava com o motor praticamente montado quando, graças a uma pergunta, enxerguei o erro. Tive que desmontar tudo de novo devido a este erro...

Meio complicado desvendar "os caminhos do óleo" neste motor...

Tudo devidamente corrigido e,

... agora sim, continuando...


No circuito de lubrificação, após a bomba, da provável válvula de alivio e da válvula de retenção, o fluxo de óleo encontra o filtro de cartucho, pelo seu lado externo. Neste mesmo lado do filtro (externo) existem duas saídas, uma saída que serve de dreno ou purga do óleo para quando queremos trocar o óleo (parafuso de baixo da tampa do filtro) e outro que se comunica com o tubo externo e que leva o fluxo de óleo para a caixa de marcha, os "jatos".

Furo do lado do anel "O" é do dreno, o da lado direito superior, circuito do câmbio. 

Do lado interno do filtro (óleo filtrado), o fluxo é direcionado para o retentor alimentando o virabrequim (rolamento do pino da biela) e para o cabeçote para lubrificação do eixo de comando de válvulas e corrente, quando retorna.

Visão do retentor do virabrequim e saída do óleo filtrado.

Como escrevi acima, o óleo não filtrado deste circuito vai para os "jatos" que são direcionados para as engrenagens do câmbio, lado dos dentes.

Seta vertical, duto de passagem de óleo, horizontal, "injetores" que produzem jatos de óleo...

...mais "injetores".

Bom, sobre os circuitos de lubrificação é isto. É interessante a concepção e principalmente o quanto foi valorizado a lubrificação do câmbio. Bom, pelo estrago que encontrei no par de engrenagens da 5ª marcha, eles estavam certos. Muito torque.

Do funcionamento, tem mais um detalhe interessante, o separador de óleo do sistema de ventilação do cárter. Normalmente é um labirinto. Neste motor não, é centrifugo. O "bafo" (ar + óleo pulverizado) tem como caminho, o furo interno do eixo balanceiro. Este tem paredes internas e e furos para o exterior. Como gira, acaba fazendo o "bafo" também girar que centrifuga o óleo para fora, que acaba achando os furos e volta para o motor. Por isto que, se o retentor da ponta do eixo ficar desgastado, pela ventilação do carter o óleo é levado para o filtro de ar, outra reclamação de alguns donos de XT...

Nas extremidades não retificadas, os "furos" por onde sai o óleo centrifugado...

... o furo por onde o "bafo" precisa passar e consequentemente, é centrifugado.

Isto deve ter sido projetado assim porque, como mostrei antes, muitos jatos são direcionados ao câmbio e isto deve pulverizar o óleo em gotículas. E, separar elas  do ar, na ventilação do cárter, é bem complicado.

28 comentários:

  1. Eu ia fazer uma pergunta, mas nas últimas linhas do texto ela foi respondida: por que volta tanto óleo para a caixa do filtro de ar na minha moto? Quer dizer que a culpa é de um retentor?

    Então aqui vai outra pergunta: pra trocar este retentor, só abrindo o motor, certo?

    Bem, continue com o bom trabalho! Não falta muito para a motoca fazer seu primeiro aniversário desde que foi desmontada, hehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bergantini,
      Normalmente é este retentor sim. No forum CXT600 já vi pessoas que aconselham usar um rolamento (que fica ao lado deste retentor) com uma blindagem, também do mesmo lado. Alias, parece-me que os novos rolamentos, quando comprados por uma original da Yamaha, vem assim. Outra possibilidade (muito remota) é os furos de saída de óleo do eixo balanceiro estarem entupidos, mas, são grandes e duvido que isto ocorra antes de outra falha mais grave devido a sujeira.
      Para trocar este retentor é necessário abrir o motor inteiro... melhor conviver com o acumulo de óleo no filtro, desde que suportável, é claro.

      Excluir
  2. Bem, na minha XT voltava cerca de 50-100ml de óleo pra caixa do filtro de ar a cada mês. Eu disse "voltava" porque vendi a minha motoca... eu não estava satisfeito com o desempenho dela, isso sem falar que estou esperando sair alguns projetos (doutorado), e no momento queria uma moto menos dispendiosa de se manter, então vendi a XT e peguei uma Twister provisoriamente. Mas vou continuar acompanhando o blog como sempre fiz, pois sou apaixonado por essa máquina, assim como sou apaixonado por mecânica!
    Abç!

    ResponderExcluir
  3. Bergantini,
    Espero que não tenha sido eu que o deixou insatisfeito com a moto, falando dos pontos negativos (hahahaha). Se for, prometo escrever um tópico só dos pontos positivos...
    Quanto ao óleo, é o tal retentor... Acho que daria para criar uma trapizonga para separar o óleo externamente e devolver pelo nesno lugar, um labirinto ou algo assim. Em funcionamento o óleo se acumularia neste e quando desligado retornaria para o motor. Pelo menos provisoriamente, até abrir e trocar.

    ResponderExcluir
  4. Oi Martin!

    Que nada, eu vendi a motoca por questões financeiras mesmo. Quando comprei a XT, já sabia onde estava me metendo, e conhecia os defeitos e qualidades, então fique tranquilo, hehe.

    Cara, a XT pra mim era um sonho que esperei anos para realizar. Um dia finalmente eu consegui comprar a minha, e durante o ano que passamos juntos, foram milhares de quilômetros rodados, muitas alegrias e uma ou outra chateação, normal em toda a moto. Rodei 12000 km em dez meses, a maior parte na cidade, e com ela fazendo média de consumo de 14,8 km/l, então estava pesando muito. Mas, apesar disso, não descarto a possibilidade de voltar para a XT quando minha situação dinheirística permitir.

    Estamos acompanhando! Continue com o bom trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falando em situação dinheiristica, vou ter que parar o processo de reforma. O motivo é parecido, estou com problemas sérios com o "ganha pão".
      Sem gastos, só trabalhos que não o exijam... por pouco tempo, é claro, até eu ter um novo "ganha pão"...

      Excluir
  5. Olá Martin,

    Criei um blog sobre motos, que é um dos assuntos sobre os quais mais gosto de falar. Então, se você puder dar uma conferida, aqui vai o link: http://mundumoto.blogspot.com

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Gostei!
    Só não descobri como segui-lo automaticamente...

    ResponderExcluir
  7. Martin, bom esse seu trabalho. Tenho uma XTE 2001 e estou com o problema de baixa de óleo. Ela provavelmente esta vaporizando o óleo e jogando pra fora pela válvula de alivio. vc tem alguma ideia de como resolver sem ter de desmontar tudo??? pode responder pra motoeestrada@gmail.com se possivel.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Martin, tenho uma tenere 600 que está com 7000 km, fiz o motor completo faz 7 meses e uso diariamente a moto para trabalhar (50 km diário) mas todo vez que saio para estrada e acima de 5.000 rpm ela começa a "jorrar" óleo pelo suspiro do balanceiro e escorre para a balança trazeira, se este retentor estiver com problema pode ocorrer de "cuspir" tanto óleo assim ? Na última viagem rodei 300km e tive que completar 800 ml de óleo. Abraços . Leonardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo,
      É isto mesmo. Quando roda em estrada, dá mais névoa o que piora o problema.

      Excluir
    2. Leonardo,
      É isto mesmo. Quando roda em estrada, dá mais névoa o que piora o problema.

      Excluir
  9. Caro Martin, tenho uma curiosidade sobre os separadores dos discos da embreagem da XTE 95 possuem os dentes do lado interno onde temos 3 grupos com 5 dentes e um grupo com 4 dentes separados pela ausencia de um dente além da borda externa ser arredondada em um dos lados (processo de fabricação?). Sabe explicar o fato da existência destes grupos e se existe um posicionamento correto dos mesmos.
    Antecipadamente agradeço a atenção.
    Antonio

    ResponderExcluir
  10. Para ser sincero, não me lembro. Acho que postei aqui como montei, mas, não me lembro. Normalmente deslocamos estes discos de tal forma a não se alinharem todos. E normalmente eles tem menos dentas para diminuir o atrito com o cubo e ficar mais leve no manete.

    ResponderExcluir
  11. tou com problema na minha xt 600e fiz o motor todo a bomba de oleo manda oleo normal apois aquecer o motor o loeo do motor nao sobe e trabalha seco sera q e abomba e o problema na saida do quadro

    ResponderExcluir
  12. minha xt 600e ta me dando dor de cabeca o oleo do motor nao lubrifica o cabecote nao sei ser e a bomba ou quadro saida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se abre o sangrador (parafuso em cima do filtro de óleo), o óleo espirra? Se não, problema é na bomba, filtro no quadro ou algum retentor que foi pro chapéu. Agora, se espirra, tem algum entupimento para o cabeçote.

      Excluir
  13. Eu montei o motor da minha moto xt 600e coloquei tudo novo só que o óleo não tá subido para o eixo do comando mais desmontei a parte de cima e coloquei um arame de cima a baixo e não Tava entupido eu faço o que

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é que você verificou que o óleo não está subindo para o cabeçote? Se não está subindo e está tudo desentupido, também não está indo óleo para o virabrequim, para os spray das engrenagens. Você sangrou o filtro de óleo com o parafuso em cima do alojamento do filtro? Lá saiu óleo?

      Excluir
  14. Boa noite vc poderia me dizer quais os rolamentos q tenque ficar com os retentor

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de ajuda minha xt 95 quando pego asfalto e acelero um pouco mais sobe oleo para o filtro e derrama pra fora e cai em cima da roda.
    Na cidade não acontece, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde tenho uma Ténéré 89 2ty mas ela tem um tubo que vai da carcaça até o filtro a dúvida é tá dando retorno guando desliga a moto por esse duto guando vc da a partida tem que esperar o óleo subir e normal isso

    ResponderExcluir
  17. Isto é a válvula na tampa esquerda (esfera) que esta dando passagem. Sujeira nela ou o retentor dela esta vazando. É normal mas, não muito bom para o motor, já que ele liga sem oleo. Eu arrumaria....

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Martin tem uma XT 3tb ano 94 deve ser igual a sua eu tenho um problema tirar uma dúvida todo dia de manhã é preciso realmente puxar o afogador pois ela não pega e também tenho problemas com retentor do eixo do balanceiro vou ter que abrir o motor no meio para trocar você poderia me dizer qual é a medida da porca do eixo do balanceiro ou do virabrequim obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, as 3TBs são iguais. Puxar o afogador cedo significa que a moto está bem regulada.
      Eu não tenho mais a moto e não me lembro qual a medida. Sinto muito.

      Excluir
  19. Onde vc acha que eu poderia cocar um sensor de pressão de oleo para este motor?

    ResponderExcluir