Já que escrevi sobre as vedações, fazendo o serviço de forma mais completa, agora escrevo sobre o que interessa a respeito dos rolamentos de esfera do motor.
...Sobre classe de folga (o tal de C1, C2, ...C5) que alguns
rolamentos tem no seu código:
Este sufixo indica qual a folga interna entre anéis e
esferas de um rolamento. Se não me falhe a memória, C1 é para rolamentos com
folga reduzida, abaixo da folga normal ou standard, usado em máquinas de alta
precisão, aplicações muito especiais. E o C2 é o rolamento com folga standard,
normalmente este sufixo não vem impresso quando é C2. Do C3 em diante, os
rolamentos são mais folgados internamente. Rolamentos de motocicleta (motor)
giram em rotações altas (nos casos normais, não podem ser consideradas extremas,
que é o caso da XT). Estas altas velocidades geram calor que, somado ao calor
que vem de outros componentes mecânicos e das elevadas cargas, ficam com
temperaturas mais altas ainda. Por este motivo deve se usar rolamentos de
classe de folga C3 para que este rolamento, com folga interna (entre os anéis e
esferas) possa absorver a dilatação destes corpos sem correr o risco de
travamento. Em algumas aplicações o fabricante de moto recomenda até rolamento
C4 no eixo virabrequim. Mas isto é muito folgado. Seria talvez o caso para
motores com solicitação de potência extrema, com muita carga e muita
temperatura. Eu optei por usar C3 e, em todos os rolamentos (o motor XT não é
um motor “muito preciso e justo”, o C3 é mais preciso que ele e dá uma
segurança de não travar).
...Sobre as gaiolas (o que posiciona as esferas nos seus
lugares): Gaiolas de poliamida são boas para trabalhar até 120° C (máximo). Se
a temperatura ultrapassar este valor (que pode ser o caso, principalmente nos rolamentos do virabrequim e balanceiro) as gaiolas devem ser
metálicas e o ideal para o caso “XT” é de aço estampada (bem comum) porque tem
baixa inércia e suporta temperatura de até 300° C.
Abaixo indico os rolamentos que vou usar e já comprei (todos
gaiola de aço):
Local usado - Código Yamaha
- Código SKF ou “std”
VIRABREQUIM - 93306-30702
- 6307 C3
VIRABREQUIM - não
identificado - 6307 C3
BALANCEIRO - 93306-30525 - 6305 Z C3
BALANCEIRO - 93306-30541 - 6305 C3
ARRANQUE - 93306-20006 - 6200 2RS C3
TRANSMISSÃO - 93306-30540 - 6305 NR C3
TRANSMISSÃO - 93306-00431 - 6004 RS1 (ou RD) C3
TRANSMISSÃO - 93306-30535 - 6305 RS1 (ou RD) C3
TRANSMISSÃO - 93306-00426 - 6004 C3
TRAMBULADOR- 93316-00503
- 16005 C3
Optei por usar um rolamento blindado no arranque porque este
gira muito pouco (só na partida) e é muito mal lubrificado. Assim, ele já vem
com graxa para a vida toda.
O rolamento com o sufixo NR da transmissão é aquele rolamento que tem um anel de retenção.
O rolamento “não identificado” não é fornecido pela Yamaha separadamente, só com um pedação do virabrequim junto, mas, é o mesmo do que é usado do outro lado do virabrequim.
Muito cuidado com os rolamentos 93306-00431 e 93306-30535. Estes dois rolamentos devem ter vedação em um de seus lados, do tipo com contato leve. Sem estas vedações, o circuito de lubrificação não funciona adequadamente e pode fundir o motor, conforme expliquei (atualizei) nos tópicos anteriores sobre "vedações" e funcionamento do circuito de lubrificação.
Infelizmente, só me toquei disto tarde... já havia montado o carter e tive que desmontar tudo de novo, como lerão mais a frente.... bom, pelo menos "descobri isto" antes de ligar o motor e fundi-lo...
O rolamento com o sufixo NR da transmissão é aquele rolamento que tem um anel de retenção.
O rolamento “não identificado” não é fornecido pela Yamaha separadamente, só com um pedação do virabrequim junto, mas, é o mesmo do que é usado do outro lado do virabrequim.
Muito cuidado com os rolamentos 93306-00431 e 93306-30535. Estes dois rolamentos devem ter vedação em um de seus lados, do tipo com contato leve. Sem estas vedações, o circuito de lubrificação não funciona adequadamente e pode fundir o motor, conforme expliquei (atualizei) nos tópicos anteriores sobre "vedações" e funcionamento do circuito de lubrificação.
Infelizmente, só me toquei disto tarde... já havia montado o carter e tive que desmontar tudo de novo, como lerão mais a frente.... bom, pelo menos "descobri isto" antes de ligar o motor e fundi-lo...
Martin, sensacional a sua aula de engenharia mecância! Você poderia acrescentar umas informações sobre o custo e a dificuldade ou não de aquisição desses rolamentos...
ResponderExcluirContinue com o bom trabalho! Estamos acompanhando!
Abç.
é verdade, me esqueci disto.
ExcluirOs rolamentos, da marca (ou na marca) SKF, comprada nas distribuidoras saem por menos do que 300 dindins.
Já, os mesmos rolamentos, sem o do lado esquerdo do virabrequim (a Yamaha não vende este "em separado" por causa da desmontagem do pinhão da corrente do comando de válvula) saem por aproximadamente (um pouco menos) que 800 dindins. E o pedaço do virabrequim, só ele, por volta de um conto... dá não.
Comprei, há um tempo atrás, um virabrequim original da Yamaha para minha XT 600 ano 2004. O virabrequim veio completo, com a biela e um dos rolamentos, do lado da corrente de comando. Eu preciso comprar o rolamento do outro lado do virabrequim e surgiu a dúvida: Devo comprar com a classe de folga C2 ou C3?
ResponderExcluirAbraço, Peter
Peter,
ExcluirUse rolamento folga C3. O motor é um pouco quente e sujo e a folga classe C3 é bem aconselhável.
Outro ponto, a gaiola deve ser em aço, nada de polímeros pois a temperatura é alta. Quanto a "marcas", vai do gosto, mas, SKF, FAG são bons (principalmente os importados) e o KOYO. SKF é fácil de achar e relativamente barato, principalmente quando comparado com o tal original Yamaha... (que deve ser KOYO).
caroamigo martin primeiramente parabéns pelo seu tutorial ficou fantástico,a respeito dos rolamentos do motor vc colocou todos os 9 rolamentos com folga c3? vou colocar todos da marca nachi ,o q vc acha? um grande abraço.
ResponderExcluirRodrigo,
ExcluirEu coloquei todos C3. Li que o do lado do magneto deveria ser C4, mas, acho besteira. Nachi é bom também, mas eu prefiro SKF. Cuidado com as vedações nos rolamentos da caixa de marcha do lado esquerdo.
caro martin obrigado pela dic ,um grande abraço.
ResponderExcluirBoa tarde Martin!
ResponderExcluirMinha xt600e 98/98 deu problema na biela e vou ter que fazer meu motor. Como ele já está com uma quilometragem alta 140.000 KM, vou aproveitar e trocar todos os rolamentos. Na YAMAHA os preços são uma paulada! Vou seguir sua dica, e colocar os SKF. A pergunta é: aonde você conseguiu comprar eles? Sou de BH também. Desde já meu muito obrigado!
Eu era de São paulo na época, mas, mesmo assim, comprei via internet. Acho que (não tenho certeza) comprei da rolamentos Ipanema. O da biela foi com a biela e da Yamaha. procure um representante SKF e encomende, se não tiverem. Importante é não serem falsificados... Cuidado com a gaiola (em aço é mais apropriado) e as observações que fiz quanto as vedações. Existem outras boas marcas mas, SKF sempre foi.
ExcluirOk! Vou tentar lá. Aqui em BH temos uma loja grande de rolamentos, a ROLIMAC, mas eles não tem todos. Obrigado pela dica!
ExcluirCara, também sou de BH. Já que minha moto deu um barulhinho na biela, quando abrir, vou trocar todos os rolamentos. Valeu pela dica!
ResponderExcluirSds. Thiago Cassin Rolindo
Muito cuidado em comprar os que são blindados, blindados. E, comprar boa marca.
ExcluirBoa noite Thiago!
ExcluirNa época em que precisei comprar tive um trabalhão achar alguém ou alguma loja aqui em BH para encontrar os rolamentos.
Mas com muito custo, achei um lugar que conseguiu todos eles SKF C3 pra mim.
Na MC Rolamentos.
Procure pelo Marinho: tel: (31) 3451-6311
Eu, quando comprei, ainda morava em São Paulo. Existem grandes lojas importadoras deste tipo de produto que mandam via correio e dá para comprar via internet. Eu me lembro da Ipanema (não foi dela que comprei, foi de uma que tem loja na General Osório em SP e não me lembro o nome). Vale pesquisar.
Excluir