quarta-feira, 30 de maio de 2012

Caixa do filtro de ar: roscas postiças

Enquanto as peças não chegam, executo outros serviços "menos nobres" mas, muito necessários.

Agora foi a vez de recuperar as roscas da caixa do filtro de ar. A caixa é plástica e o fechamento de suas partes é feito por parafusos.

Na minha motocicleta (não sei se isto é o normal), do lado esquerdo é usado parafusos "autorroscantes". O mesmo acontece com a tampa de cima da caixa, que é a entrada de ar. Já os parafusos do lado direito são parafusos normais M5. A grande diferença entre o uso destes dois tipos de parafuso é que os usados do lado direito se fixam em roscas postiças metálicas (insertos fundidos no plástico) e os demais parafusos "esculpem" as suas próprias roscas diretamente no plástico.

Esta diferença é devido a necessidade rotineira de se abrir o lado direito da caixa de filtro para a substituição do filtro de ar. Já as outras duas tampas existem somente por causa do método de fabricação da caixa de ar, ou seja, não precisariam ser abertas.

Mas, na minha, foram. E no processo de fechamento, as roscas "cortadas" diretamente no plástico, espanaram.  Os parafusos foram instalados com cola, "servicinho" meio "duvidoso".

Como instalei um sistema de rastreamento e alarme nesta motocicleta, precisei mexer nas tampas superior e esquerda, retirando a cola e "gambiarras". E para reparar e possibilitar o fechamento destas tampas, usei "roscas postiças" ou também conhecidas como "helicoil". Isto é bem comum e muito utilizado em todos os locais onde temos roscas danificadas e que a substituição por roscas maiores não é possível ou desejável. E esta solução pode ser aplicada em todos os tipos de materiais metálicos. Em plástico pode ser uma solução...

E, como fiz isto nesta caixa de ar, resolvi tirar umas fotos e mostrar aqui, para quem nunca viu, já ouviu falar e, precisa reparar algumas roscas.

A primeira providência é passar uma broca pelo furo com a rosca espanada. O diâmetro desta broca é dado pelo "helicoil" a ser usado. Após esta operação, abre-se uma nova rosca cujo o diâmetro é o mesmo do externo do "helicoil". Destas duas operações eu não tirei fotos (falha minha).

Tanto o diâmetro da broca como a do macho que irá abrir a rosca podem ser encontrados em tabelas dos fornecedores de "helicoil" (na net é fácil achar) ou mesmo nas boas casas de parafusos.

 Coloca-se então o "helicoil" na ferramenta instaladora que não é nada mais que um "pino" com diâmetro um pouco menor que o diâmetro interno do "helicoil" e que tem um rasgo / fenda em uma das suas extremidades. IMPORTANTE: No "helicoil" existe um segmento que permite instalá-lo e este deve encaixar perfeitamente no rasgo desta ferramenta instaladora e deve ficar posicionado de tal forma que fique no "fundo da rosca a ser reparada", ou seja, será a primeira parta a ser rosqueada na rosca. Deve ficar na ferramenta exatamente conforme a foto.

Então, com muito cuidado, rosqueia-se o "helicoil". Aqui a atenção deve ser "redobrada", com o inicio da rosca (não pode entrar "enjambrado") e com a velocidade - vá devagar e sempre.

... continuando, até que...

... todo o "helicoil" ficou alojado dentro do firo retrabalhado para ele. 

Puxe então a ferramenta instaladora com cuidado, tirando-a de dentro do "helicoil". Nunca tente desrosquear o "helicoil", ele não irá sair e irá quebrar o segmento que permite instala-lo, podendo danificar tudo...

Nesta imagem é possível ver o "helicoil" e o segmento dele que permite a sua instalação (único pedaço que não é em forma de espiras e encaixa no rasgo da ferramenta instaladora). 

Este segmento deve ser "quebrado" e retirado do "helicoil" após o seu correto posicionamento e instalação. Isto é feito com um pino, que tenha um diâmetro menos que o interno do "helicoil", dando uma pequena pancada sobre este. Ele quebra facilmente.

Pronto, eis aí uma rosca retrabalhada, pronta para receber um parafuso M5. Fiz este procedimento em todas as roscas "plásticas" sem inserto de fábrica, da caixa de ar. Agora, todas as roscas da caixa do filtro de ar da minha XT são M5.

8 comentários:

  1. Oi Martin, tudo bem?

    Apesar do sumiço, continuo aqui, acompanhando a reforma da Cheetara!

    Continue postando!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E teus passeios? Precisa continuar também a postar!

      Excluir
  2. Boas...

    Muito bom, esse sistema... :)

    OBR pela partilha

    ABR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se precisar, uma apostila sobre o assunto está em:
      "http://www2.boellhoff.com/web/centres.nsf/Files/HELICOIL-Sistemas-de-Montagem-BR/$FILE/HELICOIL-Sistemas-de-Montagem-BR.pdf"

      Excluir
  3. Meus passeios? Só de casa pra universidade, da universidade pra casa... terminei o mestrado, emendei no doutorado. Faz meses que nem abro o meu blog! Estou com muita coisa pra fazer nesse semestre, e não sobra tempo pra fazer coisas que a gente gosta, mas aos poucos eu vou retomar os meus textos.

    Daqui a três semanas eu vou pra Índia, e pretendo fazer um post comparando as minhas impressões sobre como as pessoas se relacionam com as motos nos países que visitei. Isso é algo que quero fazer há muito tempo.

    Por enquanto é isso. Abraço e nos mantenha informados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, na Ásia motocicleta é levada a sério. Dos meios de transporte motorizados deve ser o principal.
      Mas, veja se não se arrisca a andar de moto lá: - quando aparece algo sobre o transito, dá até medo ver como os pedestres, ciclistas e motociclistas se misturam... acho que o transito de lá é menos "saudável" que o daqui...
      Eu também estou meio "ocupado": - Inventei de fazer um MBA na USP (está muito bom), estou "trocando" de emprego (o que gera muitas entrevistas)... somado a este clima horrível (frio e úmido), a coitada da "Cheetara" fica no final da fila de prioridades... Ah, tem a louça que a Dona Patroa manda eu lavar também... esta também vem primeiro... vida difícil....

      Excluir
  4. Maravilha de trabalho!

    Minha XT 600 ano 2004 está dividida em 3 caixas, na casa de praia, há mais de 3 anos... Um dia monto tudo de volta.

    Continue com o belo trabalho. Parabéns!

    Um arbaço,

    Peter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peter,

      A minha está desmontada em duas caixas plasticas e mais umas de papelão, só que, dentro de casa, do lado da geladeira... por enquanto a esposa não achou ruim...
      Chegando peças, eu vou montando... mas está muito demorado...

      Excluir