segunda-feira, 2 de julho de 2012

enfim, pistão chegou!

É verdade, depois de quase quatro meses, o kit de pistão que eu havia comprado nos EUA e o jogo de juntas da parte superior, chegaram!!!!

Nestas horas que me sinto um cidadão do 3º mundo... como é que pode a receita federal segurar um produto "para analise", por tanto tempo? Mas, nem tudo foi ruim: - Apesar desta demora, nenhum centavo de imposto me foi cobrado. Com isto, estes dois kits saíram por menos de R$ 400,00, com frete. Muito mais barato que só o kit de pistão original Yamaha...

Vejam as fotos do motivo de minha alegria...

Kit pistão + kit juntas superiores


Pistão vem dentro de bolsa material aveludado para não riscar...

Forjado e usinado, mais resistente que o original fundido


Taxa de compressão de 10,1x1, ligeiramente mais alta: rebaixos das válvulas já são necessários

Comparativo entre os dois tipos de pistão: - veja o apoio da saia


Apoio da saia menor e mais leve, possível devido ao material de melhor qualidade

Até o pino de biela é menor e mais leve. Comparando as saias, são bem diferentes


Conjunto anel de óleo

!º anel de fogo (esquerda) e 2º anel - materiais e dimensões são muito diferentes

Codificação do produto: Pistão 98 mm com taxa de 10,1x1

Agora preciso ir até São Paulo, levar kit pistão e cilindro para a sua respectiva retifica e ajuste. Qualquer informação que eu julgue ser importante neste processo "terceirizado", deixarei em postagens aqui, ilustrando os cuidados necessários.

Chegou também o lubrificante para montagem que normalmente uso, o Molicote pasta G. Esta pasta tem alta concentração de bissulfeto de Molibdénio e é aplicada diretamente sobre as superfícies que se atritam. E um lubrificante "molecular" e, depois de aplicado, excessos devem ser removidos, ficando somente uma camada com a espessura de uma molécula, ligada a superfície metálica em que foi aplicado.


Bom, agora não tenho mais desculpas, os carburadores e o motor de arranque podem ser montados e finalizados. Farei as fotos e sequencia de montagem, com as respectivas explicações e colocarei no YOUTUBE, com links daqui direto para lá. Em breve...

18 comentários:

  1. Muito bom cara, estamos ansiosos pelo resultado final. Eu acabei trocando minha XT em uma ninjinha, mas a paixão pela cavala persiste. Estarei acompanhando seu projeto até o fim. E o Molykote é uma ótima pedida mesmo. Só uma dica para o pessoal da retífica, pistões forjados exigem uma folga de montagem maior. Isso deve estar descrito no manual que vem com o pistão, mas lembre o pessoal da retífica, pois como fazem diversos motores standard, é comum não se atentarem à esse detalhe. Essa máquina está ficando "uma jóia"!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, se não me engano, a folga deve ser de 0,076mm. Junto com o pistão vem uns panfletinhos com instruções, tanto da folga entre pistão e camisa como do gap dos anéis.

      Excluir
  2. Chegaram os pistões! Como dizem no twitter, "todos comemora"! \o/

    ResponderExcluir
  3. Mas que beleza! Monta logo isso aí que to ancioso !ahahahha
    abraço boa sorte aí
    Leo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estamos... Só quero ver como este motor vai se comportar...

      Excluir
  4. Aí garoto, estamos na torcida para ver o fim da reforma. Espero um dia ter cohecimento para reformar minha XTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, não vejo a hora de "ligar" este motor e ver como ficou...

      Excluir
  5. Olá Martin! Já venho acompanhando sua reforma a 1 tempo meus parabéns pelo excelente trabalho. Eu tb estou pensando em mexer no motor da minha moto é 1 XT 600 ANO 99, vou colocar o pistão wiseco 96 mm taxado 11,5:1 pois acho a compressão original baixa para esta nossa gasolina com muito álcool, o problema é que no mercado nacional não encontro de jeito nenhum! provavelmente terei que importar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio,
      Concordo com você, a taxa é muito baixa do pistão original.
      Para comprar, deve até achar aqui no Brasil, mas, o preço deve ser um terror. Eu comprei via Ebay. Dos EUA é muito demorado (operação padrão da receita federal, no meu caso 4 meses). Tem a KEDO (Alemã) que deve vir bem mais rápido, mas, deve ser mais caro também. Já vi até no Mercado Livre...

      Excluir
  6. Pois é Martin! Com a alta do dólar (hoje 2.39 R$) ficou bem caro importar, encontrei no ebay por 150,25 dólares. Aqui no Brasil encontrei o pistão athena mais infelizmente é 95 mm, o original fica em aproximadamente 550 R$ porem para aumentar a taxa terei que dar passe no cabeçote, e como o pistão original não foi projetado para trabalhar com alta compressão, por questão de durabilidade não me resta outra opção a não ser importar! Eu pesquisei no site da Kedo mais não encontrei o modelo de pistão que quero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio,
      Existem vários modelos do Wiseco diferentes, com taxas diferentes. E tem outros pistões forjados também. Já deu uma olhada nestes?

      Excluir
    2. Fábio,

      Veja o item 31219 na KEDO. é o pistão que procura. 176 euros...

      Excluir
  7. Sim Martin! já dei uma pesquisada, na realidade eu quero um que não ultrapasse os 96 mm até porque eu uso a junta do cabeçote original, e nem precise reabrir a carcaça do motor, já pesquisei de vários fabricantes como: wossner, je, athena, e wiseco. Em relação ao preço praticamente o mesmo valor. Como vou mexer no motor pelo fato de já esta c/ baixa compressão e tb já esta afetando o desempenho é sempre bom dar 1 melhorada na performance e melhorar a queima do combustível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio,
      Até 98 mm não precisa abrir a carcaça do motor (635 cc). Acima deste sim, é preciso.
      Quanto a junta, realmente é especial e só por causa do diâmetro.
      Eu já fiz juntas para outros motores, em cobre eletrolítico laminado. Tem alguns macetes, mas, se este é o problema, dá para contornar...
      Se eu ver algum anuncio do pistão que você quer, te aviso, ok?

      Excluir
  8. Olá Martin!
    Sua moto já estar circulando?

    ResponderExcluir
  9. Olá Martin!
    sua moto já estar circulando?

    ResponderExcluir