É verdade, depois de quase quatro meses, o kit de pistão que eu havia comprado nos EUA e o jogo de juntas da parte superior, chegaram!!!!
Nestas horas que me sinto um cidadão do 3º mundo... como é que pode a receita federal segurar um produto "para analise", por tanto tempo? Mas, nem tudo foi ruim: - Apesar desta demora, nenhum centavo de imposto me foi cobrado. Com isto, estes dois kits saíram por menos de R$ 400,00, com frete. Muito mais barato que só o kit de pistão original Yamaha...
Vejam as fotos do motivo de minha alegria...
Chegou também o lubrificante para montagem que normalmente uso, o Molicote pasta G. Esta pasta tem alta concentração de bissulfeto de Molibdénio e é aplicada diretamente sobre as superfícies que se atritam. E um lubrificante "molecular" e, depois de aplicado, excessos devem ser removidos, ficando somente uma camada com a espessura de uma molécula, ligada a superfície metálica em que foi aplicado.
Nestas horas que me sinto um cidadão do 3º mundo... como é que pode a receita federal segurar um produto "para analise", por tanto tempo? Mas, nem tudo foi ruim: - Apesar desta demora, nenhum centavo de imposto me foi cobrado. Com isto, estes dois kits saíram por menos de R$ 400,00, com frete. Muito mais barato que só o kit de pistão original Yamaha...
Vejam as fotos do motivo de minha alegria...
Kit pistão + kit juntas superiores
Pistão vem dentro de bolsa material aveludado para não riscar...
Forjado e usinado, mais resistente que o original fundido
Taxa de compressão de 10,1x1, ligeiramente mais alta: rebaixos das válvulas já são necessários
Comparativo entre os dois tipos de pistão: - veja o apoio da saia
Apoio da saia menor e mais leve, possível devido ao material de melhor qualidade
Até o pino de biela é menor e mais leve. Comparando as saias, são bem diferentes
Conjunto anel de óleo
!º anel de fogo (esquerda) e 2º anel - materiais e dimensões são muito diferentes
Codificação do produto: Pistão 98 mm com taxa de 10,1x1
Agora preciso ir até São Paulo, levar kit pistão e cilindro para a sua respectiva retifica e ajuste. Qualquer informação que eu julgue ser importante neste processo "terceirizado", deixarei em postagens aqui, ilustrando os cuidados necessários.
Chegou também o lubrificante para montagem que normalmente uso, o Molicote pasta G. Esta pasta tem alta concentração de bissulfeto de Molibdénio e é aplicada diretamente sobre as superfícies que se atritam. E um lubrificante "molecular" e, depois de aplicado, excessos devem ser removidos, ficando somente uma camada com a espessura de uma molécula, ligada a superfície metálica em que foi aplicado.
Bom, agora não tenho mais desculpas, os carburadores e o motor de arranque podem ser montados e finalizados. Farei as fotos e sequencia de montagem, com as respectivas explicações e colocarei no YOUTUBE, com links daqui direto para lá. Em breve...
Muito bom cara, estamos ansiosos pelo resultado final. Eu acabei trocando minha XT em uma ninjinha, mas a paixão pela cavala persiste. Estarei acompanhando seu projeto até o fim. E o Molykote é uma ótima pedida mesmo. Só uma dica para o pessoal da retífica, pistões forjados exigem uma folga de montagem maior. Isso deve estar descrito no manual que vem com o pistão, mas lembre o pessoal da retífica, pois como fazem diversos motores standard, é comum não se atentarem à esse detalhe. Essa máquina está ficando "uma jóia"!!
ResponderExcluirÉ, se não me engano, a folga deve ser de 0,076mm. Junto com o pistão vem uns panfletinhos com instruções, tanto da folga entre pistão e camisa como do gap dos anéis.
ExcluirChegaram os pistões! Como dizem no twitter, "todos comemora"! \o/
ResponderExcluiré, vamos ver se presta....
ExcluirMas que beleza! Monta logo isso aí que to ancioso !ahahahha
ResponderExcluirabraço boa sorte aí
Leo
estamos... Só quero ver como este motor vai se comportar...
ExcluirAí garoto, estamos na torcida para ver o fim da reforma. Espero um dia ter cohecimento para reformar minha XTE.
ResponderExcluiré, não vejo a hora de "ligar" este motor e ver como ficou...
ExcluirOlá Martin! Já venho acompanhando sua reforma a 1 tempo meus parabéns pelo excelente trabalho. Eu tb estou pensando em mexer no motor da minha moto é 1 XT 600 ANO 99, vou colocar o pistão wiseco 96 mm taxado 11,5:1 pois acho a compressão original baixa para esta nossa gasolina com muito álcool, o problema é que no mercado nacional não encontro de jeito nenhum! provavelmente terei que importar...
ResponderExcluirFábio,
ExcluirConcordo com você, a taxa é muito baixa do pistão original.
Para comprar, deve até achar aqui no Brasil, mas, o preço deve ser um terror. Eu comprei via Ebay. Dos EUA é muito demorado (operação padrão da receita federal, no meu caso 4 meses). Tem a KEDO (Alemã) que deve vir bem mais rápido, mas, deve ser mais caro também. Já vi até no Mercado Livre...
Pois é Martin! Com a alta do dólar (hoje 2.39 R$) ficou bem caro importar, encontrei no ebay por 150,25 dólares. Aqui no Brasil encontrei o pistão athena mais infelizmente é 95 mm, o original fica em aproximadamente 550 R$ porem para aumentar a taxa terei que dar passe no cabeçote, e como o pistão original não foi projetado para trabalhar com alta compressão, por questão de durabilidade não me resta outra opção a não ser importar! Eu pesquisei no site da Kedo mais não encontrei o modelo de pistão que quero.
ResponderExcluirFábio,
ExcluirExistem vários modelos do Wiseco diferentes, com taxas diferentes. E tem outros pistões forjados também. Já deu uma olhada nestes?
Fábio,
ExcluirVeja o item 31219 na KEDO. é o pistão que procura. 176 euros...
Sim Martin! já dei uma pesquisada, na realidade eu quero um que não ultrapasse os 96 mm até porque eu uso a junta do cabeçote original, e nem precise reabrir a carcaça do motor, já pesquisei de vários fabricantes como: wossner, je, athena, e wiseco. Em relação ao preço praticamente o mesmo valor. Como vou mexer no motor pelo fato de já esta c/ baixa compressão e tb já esta afetando o desempenho é sempre bom dar 1 melhorada na performance e melhorar a queima do combustível.
ResponderExcluirFábio,
ExcluirAté 98 mm não precisa abrir a carcaça do motor (635 cc). Acima deste sim, é preciso.
Quanto a junta, realmente é especial e só por causa do diâmetro.
Eu já fiz juntas para outros motores, em cobre eletrolítico laminado. Tem alguns macetes, mas, se este é o problema, dá para contornar...
Se eu ver algum anuncio do pistão que você quer, te aviso, ok?
Tudo bem Martin! obrigado...
ResponderExcluirOlá Martin!
ResponderExcluirSua moto já estar circulando?
Olá Martin!
ResponderExcluirsua moto já estar circulando?