quarta-feira, 25 de julho de 2012

Reforma dos carburadores

O pior da reforma toda foi documentar...
Tirar fotos, montar uma apresentação, legendar... isto tudo para fazer um "filminho" para ser postado no YOUTUBE... gasta um tempão. Preciso bolar algo mais ágil e eficiente. Talvez o melhor fosse filmar direto e só editar.

Bom, vamos ao que interessa: - Os carburadores foram reformados e estão prontos. O resultado final eu ainda não conheço pois, testes reais, só com o motor funcionando. e ainda faltam peças.
Mas a aparência ficou muito boa. Além disto, consegui "zerar" as folgas dos eixos e isto deve melhorar um pouco o desempenho dos carburadores.

Bom, um pouco sobre estes carburadores:

- A XT usa dois carburadores. Não funcionam "em paralelo" e sim "misto".

- Um deles, o principal, é comandado diretamente pelo motociclista. é um carburador com "pistonete" (ao invés de borboleta), comandada diretamente pela posição do acelerador via cabos. Este pistonete regula a passagem de ar para o motor e, como nele está fixado uma agulha que trabalha dentro de um sistema "flauta + giclê", controla também a quantidade de combustível que pode ser misturado a este ar. Logico que este combustível também é proporcional a velocidade do ar passando dentro do carburador e, de certa forma, a depressão na saída do carburador, do lado da válvula de admissão (vácuo).

- Tem uma válvula de enriquecimento de mistura comandada "à vácuo" (também conhecida como válvula de máxima). Se acelerarmos em demasia a ponto deste "vácuo" cair, está válvula sente esta necessidade de combustível e permite enriquecer a mistura, aumentando a potência do motor neste regime.

- o afogador também fica neste primeiro carburador.

- O segundo carburador é comandado (ou limitado) pelo primeiro "mecanicamente", mas, atua com o vácuo gerado no coletor de admissão do motor. Ele basicamente tem a função inversa da tal válvula de máxima localizada no outro carburador, ou seja, aumenta a quantidade de mistura a ser fornecida para o motor, porém, com uma mistura mais "pobre" e consequentemente, econômica.

- Ele também tem um pistonete, porém, este é comandado por um diafragma que "vê" o vácuo provocado pelo fluxo de ar (efeito venture) e, graças a este processo, se adapta de tal forma a manter este fluxo o mais constante possível. Com isto, altera a posição da agulha fixa a ele e altera a quantidade de combustível disponível.

- O que limita este carburador e uma válvula borboleta (que fica entre pistonete e motor) e esta é comandada pela abertura do primeiro carburador.
Projeto bem interessante....

Quanto a reforma, na desmontagem verifiquei que havia grande estrago dentro da cuba da boia devido a corrosão. Havia um pouco de folga nos eixos também. E a aparência não era muito boa. Me decidi pela aplicação de Níquel químico que deixaria uma deposição protetiva nos locais sujeitos a oxidação e iria "apertar" os furos das buchas. Com isto, ajustando-se estes furos (com alargadores), eu conseguiria tirar as folgas dos eixos.

Veja a foto do "antes"...



...e do depois...



Ou o vídeo no YOUTUBE (link " http://youtu.be/ugH-hST4O5w ")  abaixo.



Acredito que o resultado final ficou bem bom. Infelizmente, só '"ligando" vou descobrir se realmente ficou bom...

15 comentários:

  1. Belo trabaho no carburador.

    A aparência dele está ótima. Estamos aguardando a montagem na moto e os ajustes finos.

    Dica sobre os filminhos e fotinhos: coloca a filamdora no tripé e vai filmando tudo depois edita com as instruções. No programa de edição vc pode retirar um frame que será a foto que você usará. Só espero que sua cãmera filme em HD. eheheh

    E a retífica do motor, como anda?

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    1. Dibars,
      Acho que vou seguir a tua dica. E vou "falar" para documentar, ao invés de legendar as atividades. Vamos ver como ficará... A filmadora (que é um celular) filma em HD, pelo menos isto o Nokia N8 faz...
      A retífica está parada... preciso comprar algumas peças e não sei se compro dos EUA (mais barato mas, demora), da KEDO (preço médio, e não sei se demora) ou de CCs. Yamaha (mais caro mas, mais rápido).
      E duro está ter tempo para levantar dados e decidir...

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  2. Aí, Martin, estamos acompanhando ansiosamente o final desta bela reforma! Vendo a tua moto sendo montada bate uma saudade forte da minha XTzona!

    Abç!

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    1. verdade... saudades dela "funcionando" é o que não falta. Estou aguardando as peças do cárter central para poder ir a São Paulo fazer a retifica do cilindro e virabrequim e montar o "miolo central" do motor. Espero que a PF e Receita não continuem fazendo greve, pois estas peças estão vindo dos EUA...
      E falta iniciar o cabeçote...

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  3. Posso postar a reforma da minha 3Tb também amigo?

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  4. oi martin parabens pelo seu otimo trabalho,gostaria q aqui em jundiai tivesse mecanicos tao perfecionistas assim como vc minha xt sofre pra passar de 120 e eles dizem q e assim mesmo mais nao acredito nao.sera q e essa tal valvula de maxima q vc falou?abcs..

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    1. Obrigado pelo elogio!
      Provavelmente sua XT está ruim para passar dos 120 devido a regulagem das agulhas ou do giclê referente a estas. Pode ser também o nível da boia muito baixo. A válvula de máxima não é bem para isto, ela é para aceleradas acima da condição de vácuo do motor ou regimes que levam a isto (baixo vácuo e mistura pobre).
      Se você "mexe" nos carburadores, pode fazer algumas experiências:
      - checar e corrigir o nível da boia, e rodar para ver como está (testar durante alguns dias);
      - subir a agulha do primeiro carburador e testar (uma posição);
      - voltar a do primeiro e subir a do segundo, testando;
      Outra coisa importante é verificar quando o segundo carburador começa abrir em relação ao primeiro (~7mm). Se for muito cedo, a mistura ficará pobre e andará menos.
      Não se esqueça de checar o consumo, antes (agora) e depois de cada mudança...

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  5. parabens pelo seu otimo trabalho.pena nao termos mecanicos assim em jundiai,minha xt sofre pra passar de 120 e os mecanicos dizem ser normal sera?poderia ser a valvula de maxima q vc falou?

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    1. Juliano,
      A válvula de máxima tem a finalidade de enriquecer a mistura, com mais combustível, quando o vácuo nos carburadores caem (aceleramos já em boa rotação).
      Quando ela "pifa", o normal é furar as vedações (dela) e aí o consumo vai lá pra cima. Pode acontecer dela entupir, mas, é mais raro. E, somente neste caso (entupimento) que poderia haver alguma relação com a falta de potência em alta e consequentemente, não conseguir passar dos 120 km/h.
      Reparo, neste caso, limpeza completa e bem feita. E troca dos itens da válvula, se for o caso.

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  6. Ola martin tudo bem a respeito da importacao de pecas da xt preciso de dicas onde voce conseguiu comprar as pecas pode ser o site e outra porque quando vc importa nao pede o frete por prioritybem mais rapido e ainda mesmo sendo um pouco mais caro nao chega perto dos valores cobrados por nossa querida yamaha minja xt esta na parte final etamos na montagem porque transformei ela numa super motard so estpu tendo problemas para conseguir o chicote principal e os aeroquip que precisam ser sob medida logo logo posto fotos

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    1. Veja o site da ATV Unlimited. Tem sido o melhor em preço. Não tive problemas, até agora, só de tempo, mas, culta da nossa receita....

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  7. Meus Parabéns! Muito bom mesmo!
    Pessoa dedicada e paciente, muito capricho!
    Obrigado pelo vídeo aula.
    Parabéns!

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    1. Obrigado! Tem bastante gente fazendo o mesmo e colocando na net. No futuro vai ficar muito bom!

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  8. Boa noite, estou precisando do eixo do afogador do carburador Yamaha Xt 600 ano 2001

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