sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Iniciando com o cabeçote e comprando algumas peças

Decidi comprar as peças da parte central do cárter, dos EUA. Vou arriscar "de novo". O preço é melhor (com frete e dólar a mais de R$ 2,02 chega a ficar 30% mais barato). Mas, tem a questão do prazo de entrega, principalmente com o "pessoal da Federal" de greve, fazendo "operação padrão". Vamos ver...
Desta vez comprei o "kit biela", engrenagens da 5ª, kit de juntas, retentores e mais algumas peças, de tal forma a permitir que eu possa montar o cárter (parte central), quando tudo estiver aqui.

Hoje desmontei o cabeçote (as válvulas). Agora preciso medir as guias e as válvulas para ver o tamanho da reforma. Tive que improvisar um ferramenta especial para desmontar as travas das válvulas...

Super ferramenta especial...

No manual é informado que a folga entre haste e guia deve estar entre 0,010 e 0,037 mm, no caso das válvulas de admissão e, entre 0,030 e 0,057 mm no caso das válvulas de escape. Empenamento menor do que 0,01 mm, altura de espessura da margem limite de 0,7 mm. Vou medir e informo na próxima postagem, definindo se precisa trocar guias e válvulas.

Conjuntos de válvulas e componentes

Preciso fazer o mesmo (medir) com as molas. Também reportarei o recomendado e o medido em postagem futura.

Bom, vamos ao que já pude observar:
- câmera de combustão com depósitos, resultado da queima de óleo vindo dos anéis de segmento (pistão) e dos raspadores de válvulas.



- Depósitos de carvão - nas válvulas de escapamento há bastante encrustação. A face de vedação está tão impregnada que praticamente só sobrou uma pequena linha de vedação (deveria ser uma faixa de aproximadamente 1 mm).

Quase não dá para ver a linha de vedação nas sedes das válvulas de escape (superiores)

- Uma das válvulas de admissão (lado direito, a do carburador secundário) estava com "pontinhos" de queima ou oxidação. Provavelmente resultado de falta de combustível (mistura pobre) que é normal neste "circuito". Veremos se dá para retificar e eliminar estes pontinhos. Se não der, terei que trocar a válvula.

Válvula com pontinhos (na foto, a da esquerda - veja face de vedação)

Além disto, preciso limpar os dutos e canais de admissão e escape para melhorar o fluxo de gases. Provavelmente, jateando e melhorando o acabamento superficial. Muita cola (restos) foi encontrada, alguém já mexeu neste cabeçote...

Dutos e câmera: trabalho de melhoria!

Ao final do trabalho no cabeçote, realizarei a apresentação também deste serviço.

5 comentários:

  1. Essa é a parte que eu mais gosto: ver o motor por dentro! Me lembra o meu tempo de mecânico, há mais de dez anos atrás!

    Na minha XT eu tive um problema com o guia de válvula, que não estava vedando direito, e só por isso eu tive mandar abrir o cabeçote... Então, meu conselho é que vale a pena substituir toda e qualquer peça do motor que não seja muito cara, mesmo que ela esteja em boas condições.

    Abç, e continue com o bom trabalho!

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    1. Bergantini,
      Concordo com você. As guias são baratas. E as válvulas, mais ou menos. Os raspadores devem ser trocados obrigatoriamente.
      Vou medir tudo porque acredito que não esteja muito ruim não. Mas, também penso como você, se investi no resto, seria um "serviço porco" deixar esta parte desgastada.
      Uma coisa que não gostei é os colos dos mancais do eixo de comando: Tem riscos profundos (o que já era esperado com aquela "bomba de óleo"...). E isto não me deixa muito feliz...

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  2. onde consigo achar as guias? tem alguma compativel com a xte?

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  3. onde posso encontrar as guias da xte? ou alguma compativel?

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  4. onde consigo achar as guias? tem alguma compativel com a xte?

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