quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Cabeçote, continuando... A limpeza.

Cabeçote todo desmontado, comecei o trabalho de limpeza e preparação.

Para limpeza total, com remoção até da tinta antiga, usei jato de micro-esferas de vidro. Alias, para o motor todo, inclusive carburadores. Mas, para usar este método, depois, tem que ser tudo muito bem limpo. Qualquer "grão" de areia ou esfera de vidro irá causar algum (pequeno) dano ao motor, principalmente rolamentos e mancais que possuem folgas muito pequenas.

Abaixo mostro (de novo) como estava o "carvão" nos dutos e câmera de combustão.


Após a limpeza, já fica muito melhor. E o mais importante, todos os "defeitos" ficam mais visíveis. Estes defeitos são provenientes geralmente de falhas inerentes ao processo de fabricação, em especial, ao de fundição. 



A remoção total de tinta também vai permitir uma melhor pintura. Pretendo pintar em Epóxi, porém, liquida (dois componentes). Esta tinta aguenta bem este nível de temperatura e é extremamente resistente, tanto à abrasão de pedras e areia como ao ataque químico de produtos de limpeza e combustível.


Os colos dos mancais na "tampa" do cabeçote estão em muito bom estado. alias, um lembrete, para jatear, estes foram protegidos (e sempre deve ser). 


Já os colos do lado do cabeçote (lado das válvulas), estão "riscados". Os riscos não são profundos, mas, são riscos. Estou estudando o que vou fazer.  


Sobre os dutos, continuando, eles têm vários pequenos defeitos. O mais visível é a emenda do "macho de fundição" que pode ser visto na foto acima (duto superior lado esquerdo). Existem ainda "defeitos" provocados por deslocamento destes "machos" nos moldes. Estes são mais sérios, principalmente quando pensamos no rendimento do motor pois provocam mais turbulências no fluxo de gases.

Se olharmos de perto iremos ver que os dutos de admissão e escape estão com rugosidade muito alta. Isto funciona assim, sem maiores problemas, mas, se quero tirar o máximo em desempenho (ou pelo menos, melhorará-lo), estes dutos devem ser o mais polidos possível. Grosseiramente falando, polindo, o atrito ao escoamento do ar será menor, ou seja, encherá a câmera mais rapidamente e melhor. O mesmo acontecerá com o esvaziamento pelos dutos de escapamento.

Aqui cabe algumas observações:
- a rugosidade nos dutos de admissão trazem alguns benefícios. Um deles e deixar o escoamento "turbulento" e isto melhorará a mistura do combustível no ar e melhorará o rendimento da queima. Isto é realmente válido quando usamos o álcool como combustível porque este tem algum problema de se gaseificar principalmente à baixas temperaturas. Muitos afirmam que isto também vale para a gasolina (que é o caso desta "coitada"), mas, há controvérsias...
- A rugosidade "descola" o escoamento de ar da parede do duto, principalmente em escoamentos com regime laminar. Mas eu duvido que o escoamento nestes dutos sejam laminares, principalmente por causa dos curtos espaços entre os obstáculos e curvas (carburador, filtro, caixa de ar...). Isto seria bom em uma "asa", mas, num duto, que tem uma secção definida, não adianta muito... 


O trabalho de polimento começou. Inicialmente com uma micro-retifica, usando rebolos (pontas montadas) para o desbaste mais grosseiro. Com isto, removi os defeitos mais grosseiros (como a emenda do "macho de fundição"). Depois, usei as lixas rotativas que já iniciam o processo de acabamento. 



E agora estou no processo manual, na lixa 220 (ferro). Ainda vem várias outras granas de lixas, quero ver se consigo (ter paciência e) chegar até a grana 600 ou 800 (água). 
Depois mostro como ficou o acabamento ao final de cada fase... o duto da foto acima (esquerdo, superior) dá uma ideia do atual estágio...

10 comentários:

  1. Legal, Martin, suas observações são muito interessantes!

    Cara, to vendo que essa reforma vai ficar muito show, principalmente na parte mecânica! Queria ter uma motoca assim, mas falta conhecimento técnico pra fazer uma reforma tão profunda no motor, transmissão, carburador, etc.

    Ah, dá pra colocar umas setas nas fotos pra destacar esses defeitos que você citou?

    Continue com o bom trabalho!
    Abc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar, vou "colecionar" as fotos e indicar os defeitos que estou tirando (mesmo que parcial).
      O deslocamento é o mais chato de mostrar pois é pequeno e praticamente só dá para sentir no tato. Mas dá para mostrar como "senti-lo".

      Excluir
  2. Depois, ampliando a foto e olhando com atenção, consegui ver alguns dos defeitos que você citou. Na sua opinião, o quanto a correção destes defeitos influenciará no desempenho da moto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu caso, praticamente nada.
      Explico:
      - O enchimento e descarga da câmera só terá alguma real diferença nos regimes de alta rotação, quando o fluxo de ar começa a ficar restringido pela perda de carga (atrito) do ar nestes defeitos. Para uma moto (ou motor) que normalmente é usado nos limites de rotação, ai sim, a diferença é boa.
      Eu estou fazendo porque tudo que dá para melhorar, farei. E, como as peças demoram uma eternidade para chegar, nas fases de espera, não tenho mais nada de útil para fazer nela...
      Detalhe, estou só "melhorando" o fluxo eliminando estes defeitos. Se fosse para ganhar potência (mesmo), o ideal era afinar ou retirar o nariz e parte da guia de válvula, mas ai, diminui a durabilidade do motor. O que estou fazendo não influencia em nada a vida do motor, só diminui se eu resolvesse andar no máximo giro ele, mas, não por causa do retrabalho e sim por causa do "giro".

      Excluir
  3. Ola Martin!
    Meu nome é Vinicius Morandini, tenho uma Tenere 600 preta dois farois, vou reforma-la, acho que não tão profundamente quanto a sua, não vou ter que retificar provavelmente..mas ela ta com um problema na bomba de oleo.. e problemas eletricos e pintura muito feia, vou fazer algo parecido com o que voce fez, e postar no Forum xt 600, e tirar duvidas com os membros, porem voce já fez, e esta fazendo, e muito bem explicado, Meus parabéns!
    Se voce usar msn me adicione lá vinnymorandini@hotmail.com
    E se não for incomodo me passar seu E-mail caso não use msn, para trocarmos informações, mais de voce pra mim, hehe, mas se não for incomodo eu agradeço!
    Abraço!
    Muito bom o Blog, Muito Bom!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius,
      Primeiro, obrigado pelos elogios.
      Lá no forum XT 600 tem as postagens da reforma também, O pessoal me ajuda bastante com as suas experiências e conhecimentos. Vale muito se associar e postar lá e aqui. Enriquece a qualidade do trabalho. compartilhar experiências é sempre bom. E uma coisa eu te digo, cada reforma é diferente, tanto pelo que descobrimos ao desmontar como pelas escolhas que iremos fazer. Faça sim um blog ou um vlog do "passo-a-passo". Isto irá ajudar muitos. Alias, o que eu puder ajudar é só falar. Estou entrando em contato e adicionando-o no MSN, ok? Abraços!

      Excluir
  4. Olá Martin, belo trabalho esta fazendo em sua moto, e me basiando na sua reforma estou querendo pintar o motor da minha XT de preto, mas não sei que tinta posso usar, não queria spray... agradeço desde ja...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evite spray mesmo, é frágil e estou tendo alguns problemas. O ideal é, se desmontado (todo desmontado) pintar com epóxi pó (eletrostática). Mas muito cuidado com roscas e alojamentos. Esta tinta é muito resistente a impactos e agressão por produtos químicos, praticamente "eterna". Mas, tem que desmontar tudo pois a sua cura é em estufa.
      Tenho recebido bons comentários da vinílica, é bem resistente e se pinta da forma convencional. Cuidado sempre com a base que tem que ser própria para alumínio senão, corre o risco de desplacar (descascar).
      A minha, se continuar "me dando trabalho", vou acabar retirando tudo, polindo e envernizando...

      Excluir
  5. Eu tenho uma xt600e eu gostaria de saber se você poder fazer uma reforma do cabeçote e quanto custa a reforma

    ResponderExcluir